Friday, November 30, 2007

A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA

Eu tenho necessidade que alguém de senso comum, me explique quais as virtudes da privatização da água.

Vejo pessoas com formação superior académica, a ficarem impávidas e serenas perante a privatização da água.

Custa-me a compreender como é possível isto acontecer, sem que haja sequer um pequeno gemido.

Será humanismo em que a água como um bem público esteja sujeita a negócios especulativos, dando origem a angariação de lucros fabulosos para o bolso de meia dúzia de famílias?

Lanço daqui um repto a quem me queira esclarecer, pois não compreendo e não me conformo que a privatização da água seja um acto pacífico.

Wednesday, November 28, 2007

PASSADO ATESTADO DE ESTUPIDEZ AO POVO PORTUGUÊS

Para aqueles que tinham dúvidas sobre as posições dos dois intervenientes no debate, quanto ao Tratado Europeu, estamos esclarecidos.
O pseudo-debate sobre o Tratado de Lisboa, realizado no Centro Cultural de Vila das Aves, entre Elisa Ferreira e Vital Moreira, confirmou-se aquilo que dissemos anteriormente, ou seja, a defesa do tratado pelos dois intervenientes, para além da afirmação absurda de Vital Moreira, ser contra a realização do referendo alegando ( sito) “ há matérias que não podem ser alvo de voto popular”.
Esta afirmação leva-nos a um contexto do passado que nos deixa perplexos.
Antes do 25 de Abril, havia um inteligente que dizia, que o povo português, não estava preparado para a democracia.
Pelos vistos, passados 33 anos pós 25 de Abril apareceu outro inteligente a fazer do povo português um bando de estúpidos, alegando que o povo português, não está preparado para o referendo.

Ele sempre há cada um!...

Tuesday, November 27, 2007

EXIGIMOS UMA ASSEMBLEIA GERAL


Como sócio que sou, dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, recebi uma convocatória para participar na Assembleia Geral a levar a efeito no próximo dia 9 de Dezembro pelas 10h00, com a seguinte ordem de trabalhos:

a) Análise da situação financeira da Associação.

b) Análise do Processo que corre seus termos pelo Tribunal de Santo Tirso, Juízo 1º.-Nº.521/99 e das medidas a tomar face aos bens penhorados.

c) Análise dos Actos da Gerência em específico de qualquer acto que possa ser considerado lesivo desta Associação

Espero bem, que esta convocatória seja extensível a todos os sócios sem excepção.

Se é sócio e não recebeu a sua convocatória, deverá reclamar junto da Presidência da Assembleia Geral.

Monday, November 26, 2007

Afeganistão: Embaixador dos EUA lamenta decisão portuguesa de reduzir contingente


Mais um militar português, morto no Afeganistão.

A Europa e nomeadamente Portugal, nada têm a ver com a guerra que os americanos movem aos povos do mundo.
Os americanos não gostaram da decisão do governo português em reduzir os efectivos do número de militares em território Afegão.
Em minha opinião os militares portugueses, nem lá deviam ter posto os pés.
Ou seja, os americanos promovem as guerras, e depois chamam os militares europeus para lhes defender as costas.
É bom que a opinião pública europeia, se vá apercebendo (como já está acontecer), dos interesses americanos em promoverem guerras por todo mundo.

Se os americanos querem a guerra, que vão para lá eles sozinhos!

Monday, November 19, 2007

MAIS UMA CARGA DA POLÍCIA SOBRE OS TRABALHADORES DA “VALORSUL”



Acabamos de obter mais uma prova, que este governo está de facto ao serviço dos grandes patrões contra os trabalhadores, viu-se agora mesmo na Valorsul em Loures, em que a polícia de choque carregou sobre os trabalhadores em greve, a mando deste governo, e vem eles disfarçar-se de socialistas e falar em democracia e liberdade. Depois assistimos aos ditos democratas com lágrimas de crocodilo a dizerem coitadinhos dos trabalhadores que ganham tão pouco.

O maior espanto foi o Partido Socialista enviar um comunicado a informar, que está solidário com a polícia de choque, que se trata de manter a Lei e a ordem, insinuando que os trabalhadores são desordeiros, daqui a nada estão a chamar-lhes de terroristas.

O regime de Salazar e Caetano, também da mesma forma utilizava a polícia de choque em nome da Lei e da ordem, nós sabemos muito bem qual é a velha ordem que se pretende, não será mais que a exploração desenfreada dos trabalhadores, em que este governo já provou ser um exímio seguidor das velhas políticas do Estado Novo.

Wednesday, November 14, 2007

"DEBATE" DO PARTIDO SOCIALISTA, SOBRE O TRATADO EUROPEU EM VILA DAS AVES

A pretexto e a coberto das XXIª. Jornadas Culturais de Vila das Aves, o responsável da Paróquia desta terra em parceria com o Presidente da Câmara de Santo Tirso, andam a propósito do Tratado Europeu a tentar de forma matreira, fazer batota, ao promoverem (dizem) um “debate” que podemos muito bem chamar de “conversas em família”, entre duas figuras conhecidas do Partido Socialista.

Afinal que raio de debate será este, em que os dois convidados defendem a mesma coisa?

Mas o que nos deixa perplexos é a Câmara Municipal enquanto instituição, promover numa lógica perfeitamente partidária um pseudo-debate.

Estou-me a lembrar, quando a realização do primeiro referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, foi promovido na então Rádio Aves um “debate” exactamente com as mesmas características deste, ou seja, os dois intervenientes que participaram, defendiam o NÃO.

Não deixa de ser caricato, o mesmo responsável da Paróquia que organizou esse “debate”, venha agora organizar este sobre o Tratado Europeu.

Esta gente, que normalmente fazem política partidária ás escondidas e não tem coragem de dar a cara, já são useiros e vezeiros neste tipo de comportamentos, neste tipo de realização de debates monolíticos, que mais não servem para tentar manipular de forma grosseira e ridícula os avenses.

Eu sei que lhes dá jeito este tipo de “conversas em família”, mas, se de facto pretendem um debate sério, democrático, pois que seja plural e não sectário.

Sempre gostei de debates, agora desta forma, fazem-me lembrar os “debates” de má memória da União Nacional !

Tuesday, November 13, 2007

ENTÃO OS SACRIFÍCIOS SÃO PARA TODOS ?

Ministério da Justiça adquire viaturas de luxo

Em época de contenção orçamental, e com a administração pública sujeita a restrições na aquisição de viaturas novas, por indicação do Decreto de Execução Orçamental para 2007, o ministro da Justiça acaba de comprar cinco automóveis topo de gama. O negócio, sem incluir o imposto automóvel (IA), de que as instituições públicas estão isentas, rondou um valor global de quase 176 mil euros (35 mil contos) e foi por ajuste directo, sem recurso a concurso público, e sem autorização do Ministério das Finanças. Poderá estar em causa a violação da lei.

Thursday, November 8, 2007

FONTANÁRIO PÚBLICO DE SOBRADO


O fontanário público de Sobrado, apesar de tudo o que se tem dito acerca da devida vigilância e controle de qualidade da água, por quem de direito, tudo continua estático como se nada tivesse acontecido, apenas arrancaram a placa informativa, onde constavam os timbres das três entidades: Câmara Municipal, Indáqua e Autoridade de Saúde.

A água de nascente identificada pelo DL 236/98 , no nº. 2 do artigo 20 como água de consumo humano, que era objecto de controle de qualidade feito pela Câmara Municipal de Santo Tirso, deixou de ser feito a partir da concessão á Indáqua da exploração da rede pública de abastecimento de água.

Segundo informação do Instituto Regulador de Águas e Resíduos, “será a empresa Indáqua enquanto concessionária do sistema público de abastecimento de água, a entidade responsável pelo controle analítico da qualidade dessa água (entenda-se dos fontanários ou chafarizes) aplicando-se o regime jurídico específico estabelecido na Secção III do Decreto-Lei nº. 236/98, de 01 de Agosto, uma vez que o próprio n.º 2 do artigo 20.º considera como águas de abastecimento para consumo humano: … todas as águas utilizadas para esse fim no seu estado original ou após tratamento, qualquer que seja a sua origem, abrangendo: a) a água para consumo humano…”

Dito isto, então como se compreende a “parceria” entre Câmara Municipal de Santo Tirso e Autoridade Concelhia de Saúde de Santo Tirso, dando cobertura á ilegalidade praticada pela empresa Indáqua na colocação de uma placa informativa de que, aquela água não está sujeita a vigilância e controle da qualidade, muito embora entretanto, essa placa tenha sido arrancada a mando de alguém porventura comprometido ou arrependido com a situação, após nossa denúncia neste mesmo jornal ?

A Câmara Municipal de Santo Tirso continua cúmplice com esta ilegalidade, na medida em que nada faz enquanto órgão político do concelho para que seja reposta a legalidade, numa perspectiva da defesa da saúde das populações, sim, porque a população continua a consumir aquela água.

Não pode a Câmara Municipal na pessoa do seu Presidente Castro Fernandes, continuar a assobiar para o ar a fingir que não vê, como se nada tivesse a ver com ele.

Afinal estes homens são eleitos para quê ?

Também quanto a nós, a Junta de Freguesia de Vila das Aves, perante estes factos, paralizou no tempo pela apatia demonstrada, tudo indica que se acomodou ao seu corporativismo institucional.

Não podemos desfalecer, sob pena, da nossa terra entrar em marasmo e estagnação.

Também não devemos “comprar” as promessas requentadas que Castro Fernandes anda para aí a “vender” aos avenses como novas ilusões.

Então se Castro Fernandes presidente da Câmara de Santo Tirso, ainda não cumpriu as promessas de há 16 anos, do parque de laser na quinta do Verdial, com piscina de água aquecida, a construção do novo mercado feira, a ligação da Avenida de Paradela a Cense, a construção da ponte que ligaria Cense a Rebordões etc, etc…

Como vem agora, apresentar novas promessas, se ainda não cumpriu as antigas?

Se algumas obras tem sido feitas nesta terra, é á custa de muita luta da população, veja-se os casos do Cemitério, da Capela Mortuária, do Centro de Saúde, do Centro Cultural, da Junta de Freguesia, do Pavilhão Desportivo da Escola D. Afonso Henriques, do nome da Estação etc, etc…

Todas estas obras tem sido, arrancadas a ferros, como se costuma dizer.