
Thursday, January 29, 2009
MARIONETES EM VILA DAS AVES ?

Foram os avenses surpreendidos com uma candidatura á Junta de Freguesia alegadamente independente, tudo seria normal e consensual e não viria mal nenhum ao mundo, se estivéssemos perante uma candidatura espontânea, natural, mesmo que fosse de facto independente, mas, contrariamente, trata-se de uma candidatura à partida viciada e de contornos nefastos para os valores da democracia já de si depauperada e debilitada por toda a carga negativa dos conhecidos casos de corrupção que têm vindo a público.
Este tipo de candidaturas de frete, já tem sido prática corrente, pelo menos no que respeita á Vila das Aves.
Estamos infelizmente confrontados com outra candidatura estilo “marionete” a exemplo do que tem acontecido em anteriores actos eleitorais autárquicos, cujo os seus promotores são bem conhecidos e os mesmos de sempre, tentam esconder-se em tertúlias e almoçaradas, tendo como objectivo final, dividir para reinar, para defender os seus inconfessáveis interesses de classe ou grupo.
Então, como se compreende a Junta de Freguesia estar a ser gerida actualmente por um homem do PSD e aparecer um outro do PSD a propor-se candidato dizendo-se independente ? “A bota não diz com a perdigota”. Todos sabemos, tratar-se de uma proposta trapaceira sem qualquer credibilidade, oriunda de práticas de política baixa, em que Castro Fernandes é um exímio especialista, com a colaboração dos seus mandatários na sombra.
Ganhem vergonha!!!
BERTHOLD BRECHT
A injustiça passeia pelas ruas com passos seguros.
Os dominadores fazem planos para dez mil anos.
O poder apregoa: as coisas continuarão a ser como são
Nenhuma voz se levanta além da dos que mandam
E em todos os mercados se proclama a exploração;
Isto é apenas o começo.
E entre os oprimidos muitos dizem:
Não se realizará jamais o que queremos!
O que ainda vive não diga: jamais!
O seguro não é seguro. Como está não ficará.
Quando os dominadores falarem
falarão também os dominados.
Quem se atreve a dizer: jamais?
De quem depende a continuação desse domínio?
De nós!
De quem depende a sua destruição?
Igualmente de nós.
Os caídos que se levantem!
Os que estão perdidos que lutem!
Quem reconhece a situação como pode calar-se?
Os vencidos de agora serão os vencedores de amanhã.
"Para quem tem uma boa posição social, falar de comida é coisa baixa.
É compreensível: eles já comeram."
"Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento.
Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem."
Poeta, romancista, dramaturgo,
Eugen Berthold Friedrich Brecht nasceu a 10 de Fevereiro de 1898, na Baviera.
Morreu em 14 de Agosto de1956.
Em todo o mundo se reconhece hoje, a grandeza de sua obra.
Wednesday, January 28, 2009
ESPERANÇA E CONFIANÇA
Os consumidores de água da rede pública, foram surpreendidos por uma carta com a data de Dezembro de 2008, enviada pela Indáqua, a notificar o pagamento de mais uma dita “Taxa de Recursos Hídricos” (TRH) e como se não bastasse, vamos pagá-la com efeitos retroactivos a partir do dia 1 de Julho do ano 2008, então, porque só agora é aplicada? Ou seja, prometeram-nos o fim das taxas de contadores, mas, logo de seguida utilizaram um truque, mudando-lhe o nome para Taxa de Disponibilidade da Água, não só, não acabaram com a taxa dos contadores, como aplicaram outra taxa (TRH), através do Decreto-Lei nº 97/2008 de 11 de Junho.
Trata-se como é óbvio, de mais uma cedência deste governo/Sócrates, aos “lobies” das empresas privadas concessionárias do abastecimento e tratamento de águas residuais deste país.
Não basta a actual situação de crise e penúria em que nos encontramos, como ainda por cima somos sobrecarregados com mais taxas ou novos impostos a seu belo prazer, numa verdadeira atitude de quero posso e mando e ai daquele que se recuse a pagar esta nova taxa, porque será imediatamente ameaçado e chantageado com o corte do fornecimento de água á sua habitação, estamos assim, perante uma atitude de um autêntico “ferrete económico”, imposto por “decretos-leis” que saem como se costuma dizer em catadupa, pela “porta do cavalo”, sem passar pela Assembleia da República.
O abastecimento de água que temos no nosso concelho, passou de público a privado como é sabido, ou seja, passou a água a ser um negócio pegado, graças ao acordo feito entre PS E PSD/CDS, na Assembleia Municipal de Santo Tirso, com a discordância da CDU, era sabido que mais tarde ou mais cedo, estas surpresas eram esperadas e para aqueles que na devida altura concordaram e apoiaram a privatização do abastecimento de água, agora que se limpem a este guardanapo e outros que lhes seguirão.
Mas, desiludam-se os adeptos das privatizações, os adeptos do capitalismo, que pelo andar da carruagem, o tempo encarregar-se-á de demonstrar, como já está a verificar-se a nível mundial, que as privatizações têm os dias contados.
Há por ventura criaturas nossas conhecidas, que nos procuram incutir a ideia da cultura da resignação, da obediência e da fatalidade, mas em democracia temos direito a exercer a cidadania, temos direito á indignação, á reclamação e ao protesto, não devemos ficar apáticos, passivos e indiferentes a estas atitudes prepotentes levadas á prática por aqueles que nos desgovernam, que antes de eleições, sejam elas, autárquicas ou da República, nos prometem mundos e fundos e depois no poder “cantam de galo” como se fossem os donos do poleiro.
Mas, perante este atoleiro e este enorme desastre em que nos meteram, mesmo assim, apesar de tudo, temos a esperança e confiança que “sim é possível uma vida melhor!”
Tuesday, January 27, 2009
AS ETERNAS PROMESSAS DO FUTURO

RUA 25 DE ABRIL
Está em fase de conclusão, não a obra,
Mas sim o projecto.
LARGO DA TOJELA
Está em fase de conclusão, não o projecto,
Mas sim o estudo.
AVENIDA DE PARADELA
A CENSE
Está em fase de conclusão, não a obra,
Mas sim o projecto.
QUINTA DO VERDEAL
Está em fase de conclusão, não a obra,
Mas sim o projecto.
REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA
SILVA ARÚJO
Está em fase de conclusão, não o projecto,
Mas sim a ideia.
ALARGAMENTO DA PONTE
SOBRE O RIO VIZELA
Está em fase de conclusão, não o projecto,
Mas sim a ideia.
ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO, NÃO ESTAS OBRAS,
MAS SIM A PROPAGANDA DO ENGANO HABITUAL !
O futuro a Deus pertence !!!
Tuesday, January 13, 2009
ESPERANÇA E CONFIANÇA
Compreendo, que esta gente ficou cheia de azedume e danada de inveja com a realização do XVIII congresso do Partido Comunista Português, onde mais uma vez se viu a força, a unidade, a organização e a determinação do partido dos trabalhadores, um partido fundado em 1921, um partido de causas e convicções e não um partido de emoções e de oportunidades pessoais, como é timbre em alguns congressos de outros partidos, onde por ventura se trata mais de um “saco de gatos e ratos” onde todos se arranham uns aos outros, e são os primeiros a abandonar o barco, quando as coisas dão para o torto, como se viu agora com a crise do capitalismo, daí tanta inveja, tanto escárnio e mal dizer. Mas, o Partido Comunista Português continuará a sua luta imparável, contra ventos e marés, rumo ao socialismo do século XXI.