Tuesday, January 8, 2008

A NOVA FÓRMULA DE CÁLCULO DAS PENSÕES

A nova Lei de cálculo das pensões de reforma decretada por este governo PS/Sócrates, é profundamente injusta, sobretudo porque incidem nos trabalhadores com mais baixos salários.


“Os trabalhadores que passam agora para a situação de reformados, estão a ver as suas pensões com reduções de 9% a 18%. Mais uma vez os trabalhadores que recebem os salários mais baixos, são os que mais reduções têm, menos 40 e 80 euros em reformas de 400 e 500 euros.”


Esta nova Lei da Segurança Social que este governo, aplica sem dó nem piedade, vem contrariar toda a propaganda do “estamos no bom caminho”.

Esta enorme injustiça contribui a passos largos, para mais pobreza e exclusão social que este governo continua a impor por decreto a milhares de pensionistas.

TERMAS DO AMIEIRO GALEGO


Afinal o terreno envolvente ás Termas do Amieiro Galego, é propriedade da Empresa Sampaio Ferreira de Riba D’Ave e não de outro proprietário, como alguém fez constar.


Porque razão nos enganaram durante tanto tempo, com a conivência no silêncio e colaboração da Junta de Freguesia, nomeadamente nos serviços de portaria de acesso ás águas sulfurosas?

António Marinho Pinto ataca corrupção

Bastonário da Ordem dos Advogados


«Existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e que andam por aí impunemente alguns a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há mecanismos de lhes tocar. Alguns até ostensivamente ocupam cargos relevantes no Estado Português» , afirmou Marinho Pinto, bastonário dos advogados.
-
O PGR, Pinto Monteiro, que se encontra em reunião de trabalho em Madrid, disse que «logo que regresse ainda hoje a Lisboa» irá proferir «um despacho relativo às declarações do bastonário da Ordem dos Advogados em declarações à Antena 1», sem adiantar mais pormenores.
-
Em entrevista à Antena 1, o bastonário da Ordem dos Advogados revelou que há pessoas com cargos de relevo no Estado português que cometem crimes «impunemente» e que em breve poderá avançar com casos concretos.
-
Ainda segundo António Marinho Pinto, «o fenómeno da corrupção é um dos cenários que mais ameaça a saúde do Estado de direito em Portugal».
Lusa / SOL

PÃO ATÉ + 30% LEITE + 12%

TAXAS MODERADORAS + 4%

TRANSPORTES PÚBLICOS + 3,9 %

PORTAGENS ATÉ + 8 % RENDAS + 2,5 %

ELECTRICIDADE + 3,6 % ÁGUA + 2,1 %


É TEMPO DE DIZER BASTA!


Basta de sacrifícios

para os trabalhadores e o povo!

Basta de lucros obscenos para os

grandes grupos económicos,

para os bancos e seguradoras!


O Governo PS/Sócrates

diz que o pior da crise já passou

mas para os trabalhadores e para

a generalidade da população do

nosso País as dificuldades aumentam

com o crescimento imparável

do custo de vida.


Extracto de documento do PCP

ESPERANÇA E CONFIANÇA

A região do Vale do Ave, continua a ser uma região de forte incidência do desemprego pelas falências em catadupa da indústria têxtil, com tendências a agravar-se, sem que nada até ao momento, seja feito pelo governo.

Segundo as estatísticas, só no concelho de Santo Tirso há cerca de 10.000 desempregados, não contando com os que procuram o primeiro emprego.

Os trabalhadores vítimas desta situação estão entregues à sua sorte.

Não vimos até ao momento qualquer medida do governo, capaz de pelo menos, atenuar esta situação desesperada dos trabalhadores desempregados e dos que procuram emprego.

Vemos uma televisão dominada pelo governo PS, onde dia a dia José Sócrates anuncia fuguetórios de vista, com frases como “momento histórico, nada será como antes, estamos no bom caminho etc, etc.”, na boca do governo tudo é êxito, tudo é sucesso, a verdade é que tudo fica pela propaganda, não chega qualquer medida concreta ao Vale do Ave, capaz de alterar esta dramática situação.

No que respeita ao concelho de Santo Tirso, a Câmara Municipal / PS movimenta-se como nada de grave esteja a acontecer, continua a promover iniciativas de lana-caprina, de pão e circo, demonstrando uma falta de sensibilidade social confrangedora.

Não há apenas uma opção para exercer o poder de uma Câmara Municipal, há várias formas de exercer o poder, tudo depende da sensibilidade do seu executivo, infelizmente estamos com um executivo, que avaliar pelos resultados eleitorais o povo votou, mas, na verdade, estes senhores em nada se identificam com os anseios da maioria da população, tendo em conta que estamos num concelho de gente trabalhadora humilde e honrada, verifica-se haver aqui um paradoxo com o poder camarário, que é arrogante e sem um mínimo de preocupação social, vivem na opulência, no luxo e estão-se marimbando para quem está desempregado ou à procura de emprego.

Em Santo Tirso pratica-se uma política com objectivos de manutenção do poder pelo poder, as populações, por assim dizer, vivem numa lógica do salve-se quem poder.

Prometeu Castro Fernandes em campanha eleitoral em 2005 a “ Criação de um parque tecnológico e incubadora de empresas de base tecnológica na antiga fábrica do Teles, que atraía investimentos e criação de empregos para o concelho”, até à data de hoje, nada.


Os trabalhadores desempregados do concelho de Santo Tirso, têm sido, esquecidos por aqueles que tinham obrigação de se solidarizar com eles, promovendo iniciativas com a finalidade de criação de postos de trabalho, como já por várias vezes aqui sugerimos, a criação por exemplo, na Vila das Aves de um verdadeiro Parque Industrial com incentivos fiscais, devidamente infra estruturado capaz de atrair indústrias e serviços, pelo que se vê, tudo parece esperar por D. Sebastião numa manhã de nevoeiro, contudo continua-se a esbanjar dinheiro sem conta nem medida, em obras e iniciativas de cariz duvidoso.

Numa lógica prioritária, enquanto que noutros concelhos se constrói parques industriais com a urgente finalidade de criar postos de trabalho dado o momento que atravessamos, no concelho de Santo Tirso constrói-se parques de laser e outras obras espampanantes de encher o olho.

O PSD concelhio apareceu agora como quem descobriu a pólvora alarmado com o desemprego em Santo Tirso, e no Vale do Ave em geral, chamando -lhe até ,"Calamidade Social" numa tentativa de sacudir a água do capote na responsabilidade que também teve pela actual situação, nos seus governos de Durão Barroso e Santana Lopes.

Quando o governo agrava e não é capaz de resolver as questões económicas e sociais, parece estarmos de volta aos tempos em que o descontentamento e o protesto do povo, é combatido por intimidações ou à bastonada da polícia, mas, em democracia o povo tem sempre a última palavra.

É preciso, é urgente mudar de rumo, mudar de políticas!

PCP ao lado do BE na moção de censura ao Governo

O líder do PCP, Bernardino Soares, anunciou hoje que vai votar a favor da moção de censura ao Governo, por quebrar a promessa de um referendo ao tratado europeu, apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE).

«Há boas razões para o fazer. Certamente, muitos dos nossos argumentos convergem com os argumentos que serão apresentados pelo Bloco de Esquerda», afirmou Bernardino Soares na conferência de imprensa em que anunciou um agendamento potestativo (obrigatório) para ser votada a proposta de realização de referendo.

O PCP foi o primeiro partido da oposição a informar sobre o seu sentido de voto na moção de censura.

A moção de censura ao Governo, anunciada pelo Bloco, está agendada para a próxima quarta-feira, 16 de Janeiro.

Diário Digital / Lusa

A POLÍTICA EUROPEIA

O “Presidente do Concelho de Ministros” José Sócrates decidiu a rectificação do Tratado Europeu por via parlamentar, com apoio do PS e PSD.

A partir de agora e para futuro, estes partidos perdem a legitimidade moral de contestar qualquer tipo de política europeia, que se venha a revelar gravosa para os portugueses, a constante subida dos juros, nomeadamente para jovens, que contraíram empréstimo para habitação, que é fruto da política do Banco Central Europeu, as medidas laborais com despedimentos facilitados, o encerramento de urgências e maternidades, as privatizações, o forte agravamento do custo de vida e toda uma panóplia de medidas que vêm agravar ainda mais a situação dos portugueses. A tudo isto, infelizmente vemos portugueses a manifestar o seu apoio.

A partir de agora, será pura demagogia e oportunismo ver Filipe Menezes participar em manifestações de rua contra o fecho de urgências, como aconteceu em Anadia.

Só posso entender apoiantes desta política europeia, pessoas que não trabalhem por conta de outrem ou então pessoas que tenham cargos de chefia, fora destas situações, só por masoquismo ou burrice.

Não será necessário ser muito inteligente para ver que actualmente quem nos comanda é sem dúvida a política europeia, a qual por sua vez, é comandada pelo capital financeiro europeu.

Será o interesse da maioria dos portugueses, o mesmo que o interesse do capital financeiro europeu?

A luta continua!...