Tuesday, January 8, 2008

ESPERANÇA E CONFIANÇA

A região do Vale do Ave, continua a ser uma região de forte incidência do desemprego pelas falências em catadupa da indústria têxtil, com tendências a agravar-se, sem que nada até ao momento, seja feito pelo governo.

Segundo as estatísticas, só no concelho de Santo Tirso há cerca de 10.000 desempregados, não contando com os que procuram o primeiro emprego.

Os trabalhadores vítimas desta situação estão entregues à sua sorte.

Não vimos até ao momento qualquer medida do governo, capaz de pelo menos, atenuar esta situação desesperada dos trabalhadores desempregados e dos que procuram emprego.

Vemos uma televisão dominada pelo governo PS, onde dia a dia José Sócrates anuncia fuguetórios de vista, com frases como “momento histórico, nada será como antes, estamos no bom caminho etc, etc.”, na boca do governo tudo é êxito, tudo é sucesso, a verdade é que tudo fica pela propaganda, não chega qualquer medida concreta ao Vale do Ave, capaz de alterar esta dramática situação.

No que respeita ao concelho de Santo Tirso, a Câmara Municipal / PS movimenta-se como nada de grave esteja a acontecer, continua a promover iniciativas de lana-caprina, de pão e circo, demonstrando uma falta de sensibilidade social confrangedora.

Não há apenas uma opção para exercer o poder de uma Câmara Municipal, há várias formas de exercer o poder, tudo depende da sensibilidade do seu executivo, infelizmente estamos com um executivo, que avaliar pelos resultados eleitorais o povo votou, mas, na verdade, estes senhores em nada se identificam com os anseios da maioria da população, tendo em conta que estamos num concelho de gente trabalhadora humilde e honrada, verifica-se haver aqui um paradoxo com o poder camarário, que é arrogante e sem um mínimo de preocupação social, vivem na opulência, no luxo e estão-se marimbando para quem está desempregado ou à procura de emprego.

Em Santo Tirso pratica-se uma política com objectivos de manutenção do poder pelo poder, as populações, por assim dizer, vivem numa lógica do salve-se quem poder.

Prometeu Castro Fernandes em campanha eleitoral em 2005 a “ Criação de um parque tecnológico e incubadora de empresas de base tecnológica na antiga fábrica do Teles, que atraía investimentos e criação de empregos para o concelho”, até à data de hoje, nada.


Os trabalhadores desempregados do concelho de Santo Tirso, têm sido, esquecidos por aqueles que tinham obrigação de se solidarizar com eles, promovendo iniciativas com a finalidade de criação de postos de trabalho, como já por várias vezes aqui sugerimos, a criação por exemplo, na Vila das Aves de um verdadeiro Parque Industrial com incentivos fiscais, devidamente infra estruturado capaz de atrair indústrias e serviços, pelo que se vê, tudo parece esperar por D. Sebastião numa manhã de nevoeiro, contudo continua-se a esbanjar dinheiro sem conta nem medida, em obras e iniciativas de cariz duvidoso.

Numa lógica prioritária, enquanto que noutros concelhos se constrói parques industriais com a urgente finalidade de criar postos de trabalho dado o momento que atravessamos, no concelho de Santo Tirso constrói-se parques de laser e outras obras espampanantes de encher o olho.

O PSD concelhio apareceu agora como quem descobriu a pólvora alarmado com o desemprego em Santo Tirso, e no Vale do Ave em geral, chamando -lhe até ,"Calamidade Social" numa tentativa de sacudir a água do capote na responsabilidade que também teve pela actual situação, nos seus governos de Durão Barroso e Santana Lopes.

Quando o governo agrava e não é capaz de resolver as questões económicas e sociais, parece estarmos de volta aos tempos em que o descontentamento e o protesto do povo, é combatido por intimidações ou à bastonada da polícia, mas, em democracia o povo tem sempre a última palavra.

É preciso, é urgente mudar de rumo, mudar de políticas!

1 comment:

Luis Melo said...

Não podia concordar mais com o que escreve neste artigo.

Principalmente com a frase: "Em Santo Tirso pratica-se uma política com objectivos de manutenção do poder pelo poder"

Tudo o resto é consequência desta atitude que descreve nesta frase.

Infelizmente é o que temos, temos de lutar para o mudar.