Saturday, April 7, 2007

ENTÃO PARA QUE SERVE A JUNTA DE FREGUESIA?

Lixeira em formação na Travessa do Caramulo – Vila das Aves


A pergunta em epígrafe tem naturalmente a sua razão de ser, a sua lógica.

Qualquer avense porventura já se questionou com a mesma pergunta.

Senão vejamos:

Quem de nós não se sentiu já impotente, por verificar injustiças de vária ordem no que concerne ao ambiente que nos envolve no dia a dia das nossas vidas, sem que alguém mexa uma palha, pois bem, não fosse o ambiente uma questão se saúde pública.

Situações há de fácil realização, assim houvesse vontade por parte daqueles que estão dotados e (votados) de poderes, pela população para resolver os problemas de relativa e fácil solução.

O demissionismo e a letargia, (o jogo do empurra) de quem detêm o poder autárquico, sempre e em qualquer circunstância deram como resultado final o marasmo quanto ao desenvolvimento e bem estar das populações de qualquer terra.

Estamos inteiramente de acordo que questões e assuntos há, que as juntas de freguesia não estão dotadas de meios quer humanos, quer financeiros para solucionar os problemas de maior monta, agora meus senhores, empurrar a limpeza de uma pequena lixeira na sua fase inicial, para a competência da Câmara Municipal, sinceramente estamos a implorar aos anjos, que o venham fazer por nós..

Contudo, parece-nos estar perante um síndroma, de que todas as queixas independentemente se ser fácil ou de difícil solução, dirigidas á Junta de Freguesia, dir-se-ia que esta funciona como uma caixa de ressonância empurrando todas as resoluções

para a Câmara Municipal.

Então o que poderá restar como actividade da Junta de Freguesia, a limpeza das bermas nos arruamentos centrais da Vila, sobretudo em vésperas de Páscoa para melhor servidão de vistas? Então aqui não se pede á Câmara para proceder á limpeza?

Então o que restará como actividade da Junta de Freguesia, será a entrega das chaves para acesso ás águas sulfurosas do Amieiro Galego, conforme declaração pública?

Importa talvez elaborar ilustrados e bonitos boletins ditos informativos a exemplo do que faz a Câmara Municipal, para uma melhor servidão de vistas?

E quanto ás lixeiras que incomodam e afectam a saúde pública?

É imperioso que alguém dotado de poderes na Freguesia se preocupa concretamente na sua resolução.

No comments: