Sunday, January 16, 2011

A Revolução da Tunísia e a contra-revolução

A morte de um jovem estudante vendedor ambulante que se imolou pelo fogo, em protesto pela polícia o proibir de vender nas ruas, foi a «faísca» que deu origem à Revolução da Tunísia, contra um presidente e um governo corrupto que se perpetuava no poder, há vinte e três anos.

Mas, esta revolução tal como todas as outras, incluindo a Revolução Portuguesa do 25 de Abril, apelidada agora, pela contra-revolução de «Abrilada», não fogem à regra, isto é, de imediato e após o sucesso verificado, com a rápida fuga desordenada do presidente ditador Ben Ali.

Foi notável ver, tal como após o nosso 25 de Abril , o início do começo da contra-revolução, manifestada através de presentes envenenados de supostos rasgados elogios de coragem e heroicidade ao povo tunisino, vindos de quem vem, por experiência própria, sabemos muito bem, o que esta gente pretende com estes «rasgados elogios». É sabido que o pior está para vir, os tunisinos que se cuidem.

A Revolução da Tunísia, foi fundamentalmente organizada pelo povo e dirigida contra uma oligarquia capitalista que esmagava aquele povo há vinte e três anos. Como alguém dizia, o capitalismo não dorme em serviço, e tudo fará paulatinamente para numa favorável oportunidade esmagar a Revolução Tunisina, alegando e justificando como sempre o pretexto da falta de liberdade. Naturalmente, como sabemos usará para o efeito instrumentalização de homens ligados direta ou indiretamente à Revolução, tal como no nosso 25 de Abril, para criar numa primeira fase a divisão da população e finalmente o esmagamento total da Revolução.

Estas práticas, infelizmente são bem nossas conhecidas, utilizadas na contra-revolução Portuguesa, com desfecho fatal no 25 de Novembro, que nos levou à presente situação de penúria social.

Saudações ao POVO da Tunísia.

1 comment:

Anonymous said...

É isso mesmo,
Viva a revolução da Tunísia
Viva o povo da Tunísia
A luta continua...