Nicosie, 24 Fev (Lusa) - O candidato comunista Demetris Christofias venceu hoje a segunda volta das eleições presidenciais no Chipre, com 53,63 por cento de votos, contra 46,6 por cento para o seu adversário conservador, Ioannis Kasoulides, segundo resultados oficiais.
Quando estão contados 100 por cento dos boletins, Kasoulides admitiu a sua derrota, de acordo com uma estação de televisão privada.
Nas ruas de Nicósia ouvem-se buzinas que saúdam a vitória do dirigente do partido comunista cipriota Akel e Presidente do Parlamento, enquanto uma multidão festeja em frente ao quartel-general do partido comunista.
Kasoulides, 59 anos, venceu a primeira volta com 33,51 por cento dos votos, superando Christofias, 61 anos, por apenas 980 votos.
Para a segunda volta, Christofias recebeu o apoio dos sociais-democratas (Edek) e do partido Diko, de Papadopoulos (eliminado na primeira volta), ambos movimentos que se opõem a uma grande abertura face aos cipriotas-turcos.
Christofias torna-se assim no único chefe de Estado comunista num sistema presidencial no seio da União Europeia.
Os dois rivais apoiam a retomada de negociações sobre a divisão da ilha, cuja parte norte é ocupada pela Turquia desde 1974.
MV.
Lusa/Fim
1 comment:
lol...ridiculo
Post a Comment