Wednesday, December 12, 2007

ESPERANÇA E CONFIANÇA

Nada tenho contra a construção do novo hospital privado de Santo Tirso, mas, esperamos que não venha a servir de pretexto para protelar eternamente a construção do novo hospital público, prometido com pompa e circunstância, pela então ministra da saúde Maria de Belém Roseira, em Maio de 1998. (ver foto)

O conhecido frenesim entre o PS e PSD concelhio a propósito da implantação do novo hospital privado, não deixa de ser mais um fait-divers habitual, como forma de levantar poeira, desviar atenções e escamotear o objectivo essencial, que será a construção do tão prometido hospital público, porque esse sim, será o hospital que interessará à esmagadora maioria da população do concelho, nomeadamente aos mais desfavorecidos.

No passado dia 26 e 27 de Setembro, reuniu a Assembleia Municipal, onde o eleito municipal da CDU José Alberto Ribeiro, apresentou uma moção que recomendava ao governo investimentos em PIDDAC, com vista ao desenvolvimento do concelho do qual fazia parte entre outras obras, a construção do prometido novo hospital público para Santo Tirso, pois se querem saber, o PS e PSD votaram contra esta moção.

Afinal em que ficamos ?

Será que está em causa apenas e só o interesse da construção do hospital privado, em detrimento da construção do hospital público, como aconteceu na Vila das Aves com a construção de piscinas privadas, em detrimento das piscinas públicas prometidas há 16 anos, pela Câmara Municipal a construir na Quinta do Verdeal ?

Nada nos espantaria que assim fosse, tendo em conta a política de privatizações que por aí vai, muito embora, essa não fosse a promessa que fizeram aos eleitores em campanha eleitoral, porventura muitos eleitores que votaram no Partido Socialista para a Câmara Municipal, já “torceram bem as orelhas” com a privatização do abastecimento de água, nomeadamente nos preços dos ramais e tarifas da água, para além de outros equipamentos municipais que entretanto a muito curto prazo vão ser privatizados.

A propósito, sabia que a Câmara Municipal vai privatizar as piscinas municipais, mercado municipal, estaleiros, cine-teatro (a construir) e por aí adiante ?

Perante factos, não há argumentos.

O esvaziamento de valências do actual hospital público, por exemplo: o precário e deficiente serviço de urgências, e o encerramento da maternidade, não aconteceu por acaso, obedecem a uma estratégia concertada, no sentido do governo dar luz verde, para o avanço e aparecimento de hospitais privados tendo como objectivo final o encerramento de tudo que seja público.

Por consequência o PS e PSD não estão inocentes neste jogo do gato e do rato, é conhecido o seu entendimento quanto ás medidas de privatização em curso a nível local e nacional, com vista, ao favorecimento dos grandes trutas do lucro.

Não adianta andarem a esconder aquilo que toda a gente já viu, não venham com choradinhos verter lágrimas de crocodilo, porque já conhecemos os verdadeiros culpados desta situação.

O que nos parece estranho e caricato, é um dos accionistas do novo hospital privado, ser o presidente da Liga dos Amigos do hospital de Santo Tirso, não hajam dúvidas, “grande amigo este do hospital público de Santo Tirso” (…)

1 comment:

José Miranda said...

Gostei de ler: tem razão!
Lamento só agora ter conhecido o seu blog, ainda bem que existe, dá esperança!