Wednesday, August 19, 2009

TERMAS DO AMIEIRO GALEGO


Recebi com grande agrado e satisfação, estou certo, assim como a grande maioria dos avenses, a notícia que faltava: A compra das Termas do Amieiro Galego, pela Junta de Freguesia. Ora aqui está, uma decisão de excelência, há muito esperada.
Qualquer avense sensato que se preze, só poderá ficar satisfeito com a concretização e realização deste desiderato.
As Termas do Amieiro Galego, muito embora e apesar dos seus 1191 metros quadrados de área do terreno onde está inserida a nascente, desde sempre, foi propriedade da firma Sampaio Ferreira & Cª. Ldª., a qual se encontra actualmente em processo de insolvência, na realidade, há mais de um século que as águas sulfurosas são por assim dizer um património da nossa população e seria muito grave se esse património passasse para mãos privadas, como alguém erradamente fez constar, apropriando-se indevidamente do terreno incluindo a construção ilegal de um muro de vedação, com portão fechado à chave. Lamentável, foi ver responsáveis das autarquias dar cobertura, a esta falaciosa operação.
Por informação via «email», em Setembro de 2004, foi realizada uma inspecção ao local pelos técnicos do Departamento de Hidrogeologia do INETI, organismo estatal responsável pelas nascentes de águas sulfurosas, depois de analisadas foram consideradas de excelente qualidade, que poderão vir a ser reutilizadas como termas, em benefício da saúde pública, muito embora, seja necessário proceder à substituição das actuais captações por uma captação com características técnicas adequadas, que salvaguarde e acautele a utilização do recurso e evite a degradação e poluição do mesmo.
Para além de mais, referia a notícia que a Junta de Freguesia vai de imediato propor à Câmara Municipal a compra das Termas do Amieiro Galego e dizia: Caso a Câmara Municipal rejeite a proposta, propõe-se a Junta de Freguesia fazer uma subscrição pública junto dos avenses para concretizar esse objectivo. Ora nem mais nem menos, esta será quanto a nós, a solução ideal a seguir de imediato.
Mas como ressalva, estou em crer e espero bem, que não estejamos perante uma operação de charme para caça ao voto, e tudo se resuma a um logro ou uma mera ilusão e dizemos isto, porque tememos pelo seu desfecho como obtenção ou perda de uma mais-valia para a freguesia, quando sabemos, tratar-se de uma venda em hasta pública (leilão), por propostas apresentadas em carta fechada, logo, nada nos garante à partida que estejamos perante um dado adquirido, isto são, apenas meras objecções e preocupações de “anónimos saudosistas inconformados”.

12 comments:

Anonymous said...

http://santotirsotodaaverdade.blogspot.com/2009/08/festa-do-vale-do-rio-do-ouro-ps.html

Anonymous said...

No que respeita a Castro Fernandes não se trata de discordância, mas de nojo: tanta aldrabice disfarçada de progresso, causa-me náuseas.

Anonymous said...

CASTRO FERNANDES
TEMOS OBRA

7000 DESEMPREGADOS

Anonymous said...

Em Santo Tirso, este é o tempo de finalização de algumas obras e de arranque de novos projectos. A nossa aposta são os cidadãos! TEMOS OBRA!

7000 desempregados

Anonymous said...

deve ser mais especifico , porque as dores de cotovelo não fazem bem a ninguem. Deixe trabalhar, quem faz alguma coisa que se veja na sua terra!...

Anonymous said...

http://www.santotirsosemvida.com/forum/

Anonymous said...

Santo Tirso é dos Tirsenses. É por eles que trabalhamos, todos os dias! É deles a obra que vamos construindo dia após dia! TEMOS OBRA!+

7.000 DESEMPREGADOS

Anonymous said...

José Sócrates visita Santo Tirso na próxima segunda-feira! Volta-mos a recriar as feiras do antigamente onde aparecia o Vendedor da Banha da Cobra.

TEMOS OBRA
7.000 DESEMPREGADOS

Anonymous said...

José Sócrates visita Santo Tirso na próxima segunda-feira! Volta-mos a recriar as feiras do antigamente onde aparecia o Vendedor da Banha da Cobra.

TEMOS OBRA
7.000 DESEMPREGADOS

fojabocapraverdade said...

Afinal até parece que as "Termas do Amieiro Galego" não interessam, efectivamente, a ninguém...(os 10 "comentários" anteriores são prova disso - nem um desenvolveu o tema...).
Afinal será assim tão importante a freguesia possuir um espaço exíguo, rochoso,de difícil acesso, na beira de um rio poluído, com uma nascente de água sulfurosa cuja "veia" pode vir a ser captada a montante (basta que o dono do terreno adjacente o queira fazer...)?!!!
Além do mais, terá ainda de ser equacionada a viabilidade de construir ali uma "estância termal" com alguma hipótese de retorno do (considerável)investimento financeiro que iria ser imprescindível...com "spa",valências de saúde e lazer,acessibilidades,etc, etc...
Afinal será uma hipótese de desenvolvimento que as Aves não devem perder ou apenas uma manobra eleitoralista do Executivo actual?!!!

Anonymous said...

Pulicar um simples artigo de opinião, não significa independencia, nem tão pouco pluralismo. Trata-se tão somente um acto isolado para fazer crer que algo está a mudar. Como é óbvio, já sabemos que nada vai mudar e que por exemplo o PSD continuará a não ter acesso a este Jornal, excepto alguns militantes que queiram tecer comnentários e fazxer analises que interessem à Càmara e sirvam os interesses dos socialistas. Nada mudou no JST, esta insignificante alteração é cirurgica e estratégica e insere-se numa tentativa de enganar os Tirsenses, e assim recuperar o credito que já não tem. Quem manda e vai continuar a mandar no JST é o Presidente da Câmara. A estrégia do PS e da Câmara, passam por conseguir que o jornal tenha algum crédido e com isso permitir que as suas noticias também possam ter. Aliás não é por acaso que na mesma o Senhor Presidente da Câmara tenha dado uma grande entrevista. Os lideres da oposição têm alguma oportunidade de fazer algo identico?? Não têm, e se eventualmente fôr dado alguma oportunidade é para a seguir fechar a porta, tendo passado a ideia de um falso pluralismo. Não se iludem meus caros, a estratégia está montada. Reparem que quando foi anuncida a candidatura do Drº João Abreu o jornal deu uma pequena nota. No caso do Senhor José Graça, na edição foi anunciada a candidatura e na segunte uma entrevista. E porquê, porque isso pode eventualemente interssar á estratégia da Câmara e o JST está preso a essa estratégia. Meus caros em quanto Castro Fernandes dirigir os destinos de Santo Tirso o JST continuara a ser o seu orgão oficioso e de propaganda.

Anonymous said...

O TURISMO seria uma boa alternativa para colmatar o "decaimento" da indústria têxtil no nosso concelho…
Potencialidades turísticas não faltam, por aqui e, no passado, foram bem aproveitadas. Mas, para que isso possa acontecer, é IMPRESCINDÍVEL DESPOLUIR O AVE E O VIZELA.
Até parece que a poluição destes rios é uma fatalidade incontornável mas NÃO É.
Seria necessária uma INTERVENÇÃO CONCERTADA promovida pelos concelhos atravessados por estes rios que deveriam reivindicar, em conjunto com os representantes da indústria, o indispensável apoio financeiro junto da União Europeia.
Em PARIS, uma cidade com muito mais habitantes e muito mais industrializada do que todas as que são atravessadas pelos rios Ave e Vizela, há PRAIAS FLUVIAIS no RIO SENA
Em MUNIQUE as águas do RIO ISAR correm CRISTALINAS e as suas margens estão limpas. E ai de quem se atrever a deitar para lá qualquer lixo!
E muitos outros bons exemplos poderiam ser citados…
Seremos nós portugueses EUROPEUS DE “SEGUNDA”?