Thursday, March 26, 2009

JORNAL DE VILA DAS AVES, OU DA CÂMARA DE SANTO TIRSO ? (II)

A meu ver, teima o Entre Margens jornal que se pretende plural e isento a baralhar e a dar cartas novamente em ano de eleições, ao Presidente da Câmara, Castro Fernandes.

No passado ano de 2007, publiquei um “Poster”neste blog, com o mesmo título, se bem se recordam, chamei a atenção para a estampa de 9 (nove) fotografias de Castro Fernandes numa só edição.

Pois bem, essa crítica caiu em saco roto.

Então não é, que continua Castro Fernandes a ser o campeão das fotos, só na última edição do jornal, já lá vão 5 (cinco), com tendências a aumentar, conforme se aproximam as eleições, isto, para não referir o conteúdo do jornal.

Por muito que tentem fazer crer, não se trata aqui de qualquer ingenuidade.

É de lamentar e referir a tão propalada isenção do seu director, obtida em fóruns jornalísticos, quando na realidade não passam de meras operações de contorcionismo político.

29 comments:

Menina Tirsense said...

Meu caro, Castro Fernandes é o presidente da câmara! É natural que seja ele o líder do ranking de fotografias em qualquer jornal do concelho (estranho era que fosse eu, ou você, ou outra pessoa cujo protagonismo não pudesse ser sequer comparado ao dele), e o Entre-Margens nem é normalmente conotado com a autarquia, antes pelo contrário...

BEJA TRINDADE said...

"e o Entre-Margens nem é normalmente conotado com a autarquia, antes pelo contrário..."

Não nos faça rir...

Então acha natural, 9 fotos do Presidente, numa só edição?

Nem Deus nosso Senhor teve tantas fotos juntas, em qualquer jornal!

Além disso, observe os jornais dos concelhos limítrofes e depois falamos. Por exemplo os de Guimarães, que são aqueles que melhor conheço.

Para além de mais, esta sua dor, é sintomática e revela bem o seu estado de "saúde" em relação à Câmara e a Castro Fernandes, o que será compreensível.

Menina Tirsense said...

A minha dor?! Ouça lá, por acaso você conhece-me de algum lado? Que mania têm os bloggers tirsenses de "deitar faladura" sobre o que desconhecem e sobre quem não têm a mais pálida ideia de quem seja! É saturante e muito desagradável a forma como perdem as estribeiras e insultam quem quer que seja quando não têm mais argumentos! Arre, que é demais! Já viu os jornais locais de Valongo, de Gondomar, de Paredes, da Maia, de tantos e tantos outros concelhos? É a actividade da câmara que sustenta a esmagadora maioria desses jornais, que, ao contrário dos nacionais, vivem à custa da publicidade municipal e enchem as suas páginas de noticiário sobre o concelho. Diga-me, se for capaz: se não for noticiário sobre o que faz a Câmara Municipal, como quer que se encham as páginas dos jornais do concelho? Com notícias do PCP? O que mais se passa em Santo Tirso senão o que a autarquia vai implementando? Será preciso ser iluminado para ver que sem notícias da câmara qualquer jornal local teria, no máximo, umas 4 páginas? Deixe de julgar os outros, porque você não é melhor do que eu em capítulo algum da sua vida! Não tenho "dores" relacionadas com a câmara nem com qualquer outra entidade tirsense. O que me causa alguma perplexidade é esse azedume contra tudo e todos que sejam contrários à sua opinião. Haja decoro!

BEJA TRINDADE said...

Não a conheço de lado algum, porque usa a mascara de "Menina Tirsense"

Tira a mascara e depois falamos!

BEJA TRINDADE said...

Remeto a sua postura, para o poema de Sophia de Mello Breyner Andrese, "postado" neste blog.

José Machado said...

V.Exas sabem, por acaso, se a Dig.ma
Câmara tirsense é assim tão pródiga na publicidade que dá ao referido jornal? Será digamos 1/5, 1/10,1/20 do que dá ao Jornal de Santo Thyrso? Ou o dobro,o triplo, o quádruplo?...
Pior:imaginemos que a Dig.ma Câmara é velha e inveterada devedora do referido jornal nas poucas vezes que dele necessitou para a sua propaganda...
Quanto ao nº de fotos concordo que é exagerado, mas que se há-de fazer?...

Menina Tirsense said...

Ninguém disse que o número de fotos é adequado. No jornal onde trabalho, por exemplo, NUNCA sai a mesma cara mais do que uma vez na mesma edição, a não ser que seja uma entrevista ou reportagem alargada. Noutros casos, usa-se a cara do político numa página, mas nas outras tenta-se encontrar uma imagem substituta, de uma obra ou de qualquer outra coisa que esteja relacionada com a notícia. Obviamente, é um exagero colocar muitas fotografias da mesma pessoa, mas se isso acontece é porque os jornais se demitem de um exercício nesse sentido, para fazerem um pouco melhor o seu trabalho. Quanto ao resto, mantenho a minha opinião: o Entre Margens nunca foi, e está longe de ser, um jornal conotado com a Câmara de Santo Tirso. Não pode é fugir ao facto de que ao cobrir as actividades da câmara, tem de lhes dar eco no jornal. Acho que isso é jornalismo. Pode sempre atentar na forma como escrevem os jornalistas de lá, e verá que há um isento, e o resto "malha" na câmara sempre que pode. Tenho dito.

PS. Eu não uso máscaras. Mesmo que lhe revelasse quem sou, você não me reconheceria, pelo que nunca deixaria de ser uma anónima voz do concelho.

BEJA TRINDADE said...

Arre, que este ou esta não me larga.

Esta "Menina Tirsense" é mesmo cara de pau.

Tem a lata de dizer que não usa mascara.

O que a ou o faz esconder-se atrás de uma mascara?
Para melhor poder dar largas à sua fanfarronice política?

Sinceramente, estou esclarecido.

Anonymous said...

É inadmissível esta situação no ENTRE MARGENS para propaganda já chega as revistas da CÂMARA e os paineis caríssimos pagos por nós.

Menina Tirsense said...

Caríssimo Beja Trindade,

Ajudá-lo-ia se eu dissesse que me chamo Sandra Neves e que vivo na Avenida Perlonga, em Burgães, bem pertinho da Estamparia Adalberto? Deixaria de ser uma anónima para si?

Menina Tirsense said...

E se lhe disser que sou a Marta da Silva, que vive na Travessa das Rãs, em Santo Tirso?

Menina Tirsense said...

Ou a Teresa Melo, da Avenida de S. Tiago, em Rebordões?

Menina Tirsense said...

Ou que me chamo Beja Trindade e que vivo numa qualquer rua da Vila das Aves?

Anonymous said...

Isto de facto é incrivel. Esta Menina tirsense a quem tambem chamam Manina Crocodilo está demais. Mete nojo. Nâo respeita nada nem ninguem, apenas defende o seu dono.Mas por falar em jornais a coisa mais aviltando do concelho chama-se "Ecos de Negrelos". O seu dono é um alto elemento do CDS no nosso concelho. Em tempos criticava a Camara. Depois foi para Presidente da Junta de S.T.Negrelos e foi comprado pelo Chefe da banda e agora no seu Ecos tem o descaramento de no ultino numero publicar 12 fotos do seu dono e uma primeira pagina com uma foto do mesmo. Aviltante. E nâo será por acaso que Ze Graça vai ser candiidato pelo CDS. E já começam a aparecer fotos suas no JST.Lentamente se começam a ver estas manobras. Mas vâo haver mais. Estejamos todos atentos.

Menina Tirsense said...

Ihihi! Incrível mesmo...

Anonymous said...

Ri-te, ri-te que se o teu patrâo for corrido da Camara, como tudo o leva a crer, depois nâo terás mais vontade de o fazer. Agora choras lágrimas de crocodilo, mas depois serào de de amargura.

Menina Tirsense said...

Caro Anónimo,

eu não tenho amarguras na vida. E também não tenho patrão. Sou patroa de mim mesma e seja quem for que esteja na câmara mandará em mim o mesmo que manda quem lá está actualmente: NADA! Mas não se preocupe com o meu futuro. Tenha em atenção o seu, que é, afinal, o que lhe diz respeito. Beijos e abraços, e obrigada pelo cuidado.

Anonymous said...

Não basta os boletins camarários e das freguesias, a Câmara ainda é dona de um jornal??? Qual tempo de crise qual quê... Qual conteção de despesas...
Tenham noção do ridículo de afirmações desta semelhança... Verifiquem bem as contas dos jornais locais e regionais e vêm como estão, praticamente todos, a nível nacional, perto da bancarrota, contando cêntimo por cêntimo, até à próxima edição. Ora, se fosse as autarquias a subsidiá-los, não verificaríamos esta triste mas dura realidade.

Anonymous said...

Confirma-se que a menina tirsense trabalha na camara!!!!!!!!!!!!

Ela consegui publicar no seu blog uma foto do projecto da EBI de S. Tomé de Negrelos com maior definição do que qualquer outra existente na intenet!!!!!

Desta vez não há explicação de foto retirada nao sei de que site.

Vão lá ver e confirmem. Se carregarem na foto vão ver que o vosso ecrãn não chega para vizualizar toda a imagem. De todas as fotos publicadas na internet em diversos sites, nenhuma tem uma foto tão grande.

Onde é que a poderia ter arranjado?

É capaz de conhecer o autor do projecto... Quem sabe...

Aqui está a prova que faltava!!!!

Não vale a pena continuar com as mentiras menina tirsense!!!!

Foi desmasarada!

264Kb tem a sua foto!!!

99Kb tem a maior que existe na internet!!!!!!!!!!!!

A menina é mais um desses paus mandados que por aí andam!!!


Pela boca morre o peixe!!!

Quem mente agora menina tirsense?

eu sei quem és said...

"Será preciso ser iluminado para ver que sem notícias da câmara qualquer jornal local teria, no máximo, umas 4 páginas?"
ó Menina, espera uns dias e vais ver que vais engolir essas palavras...
Quanto à tua identidade e morada... Pode ser que um dia fiques mal, não é CT?

Observant said...

Infelizmente o que se passa com este jornal, é o mesmo que se passa com o Jornal Santo Thyrso, com a Rádio Voz Santo Tirso e com outros orgão... é o controlo do poder político sobre a imprensa e também a falta de dignidade dos profissionais que trabalham nesses locais.

Anonymous said...

Mau caro Dr.Henrique Pinheiro Machado:
Uso este blog, nâo para o provocar, pois sei que nâo gosta dele, mas porque nele sinto uma liberdade de expressâo que noutros, que se dizem livres, isso nâo acontece. E dirijo-lhe a palavra por este meio, nâo para o elogiar, mas para expressar toda a revolta que me vai na alma, pelo seu Editorial no Ecos de Negrelos nº 313 de Fev.de 2009, mas recentemente publicado. Como é possivel uma pessoa com o Snr., Médico de profissâo, presidente de junta por vocaçâo e votaçâo, descer tâo baixo. A sua altura fisica ficou pequenina com tâo infeliz tomada de posiçâo. Gostava de lhe lembrar que se é Presidente da Junta de S.Tomé de Negrelos foi com os votos do povo da sua freguesia de todos os quadrantes politicos, (inclusivé os que agora critica, sem razâo)menos os do actual Presidente da Camara. Gostava de lhe lembrar que esses votos foram no sentido de eleger um Presidente que fosse oposiçâo ao poder instalado para com isso resultar num bem para a freguesia e seu povo.Na altura as suas criticas eram pertinentes e correctas. E assim foi eleito e reeleito Presidente da Junta. Agora que por motivos totalmente pessoais se uniu a Castro Fernandes, nâo conte com os votos do povo de S.Tomé. Aliás se tiver um pouco de dignidade e vergonha, certamente nâo se candidatará. Candida-te-se a vereador da Camara, pois assim mais facilmente meterá lá a sua filha e mais facilmente se puderá safar duma possivel inspecçâo às obras ilegais que fez na Rua Carneiro Pacheco nesta cidade.Acredite que nunca o julguei capaz deste tipo de sabujice.Julguei-o sempre uma pessoa integra, mas agora tenho a certeza que o nâo é. E já deve saber que o seu jornal tem muitos desistentes. Certamente continuará com as tiragens que tem porque os manda de borla. E quando fala em acto higiénico, de facto o melhor acto higiénico que puderia acontecer a Santo Tirso era pessoas como voce dasaparecerem da cena politica, pois descer tâo baixo como o senhor o vem fazendo nâo dignifica as instituiçôes. Mas se todos reparararem que nas cerimoneas públicas da Camara o meu amigo parece o emplastro, pois está lá sempre e o mais colado a Castro Fernandes. Nâo lhe passa pela cara um pouco de dignidade? nâo lhe passa pela mente um pouco de respeito por quem em si confiou? Nâo lhe passa pelo nariz o cheiro a corrupçâo que neste momento Portugal está envolvido, para se dar ao desplante de vir com isso a dar o seu aval? Dr. Henrique, tenha vergonha na cara. Retrate-se na próxima ediçâo do Ecos e abandone a politica, os blogs e dedique-se à pesca. Gostava muito de si. Admirava-o. Mas hoje quando o vejo a ser um lambe-botas (sem necessidade), sem o detestar, lastimo-o. De facto é um homem grande mas de grande homem,neste momento tem muito pouco. Um abraço e peço-lhe mude de posiçâo, pois ainda vai a tempo.

Anonymous said...

Noticia de última Hora !

Identifiquei um IP que cirula bastante na Blogosfera Tirsense, vem de S. Tomé e faz muito Eco.

SANTO TIRSO - Toda a Verdade said...

Santo Tirso 2009, deve ter mais juizo e logo nesta altura que a sua filha está grávida será o momento para refletir os seus disparates, porque o seu neto não quererá ter um avô Aviador e louco ao mesmo tempo. E para terminar e em resposta aos disparates que escreveu no seu Blog digo-lhe o seguinte:
- Usurpação de identidade e profissão é CRIME<.
Tenho dito!

Anonymous said...

Meus amigos: Para terminar toda esta palhaçada do quem é quem, com toda a veracidade aqui vâo em nome de quem estâo estes 3 blogs:
Mais Santo Tirso - Ana Cecilia P.Machado
Santo Tirso 2009 - Henrique P.Machado
Santo Tirso Positivo - Jorge M.Fonseca Costa.
Se estiverem atentos a estes 3 blogs e virem os seus textos e os do Ecos de Negrelos, muitos sâo os mesmos. Mais provas? Caso queiram elas surgirào, mas acho que nâo vale a pena.Por isso nào adianta andar mais a dizer e desdizer. Por favor parem com isto tudo, pois está a ficar ridiculo. É claro que ninguem se assume como dono desses blogs, mas isso tambem pouco importa. O que importa isso sim é dar ou nâo credibilidade aos mesmos.

SANTO TIRSO - Toda a Verdade said...

http://santotirsotodaaverdade.blogspot.com/2009/04/textil-fecha-em-sequeiro-por-nao-pagar.html

Sebastião Gomes said...

Ainda tinham dúvidas acerca dos favores publicitários que o "Entre-Margens" recebe da Câmara?
Este jornal é um autêntico orgão do regime de quem der mais!

Anonymous said...

Andava eu descontraído pela net e eis que encontro isto
http://bp1.blogger.com/_ondmkR0sThw/SGFtZlkYpPI/AAAAAAAAAMM/mfoqxBpDfY8/s1600-h/entremargens__capa.jpg
pelo que, pergunto: mas acha o senhor Beja Trindade que se o Jornal Entre Margens fosse da Câmara o seu partido teria direito a figurar na capa do jornal como aqui aparece?

E, já agora, mais isto: acha o senhor Beja Trindade que teria espaço para que escrever o que escreve no dito jornal se ele fosse da Câmara?

BEJA TRINDADE said...

Caro anónimo

Para já, devo dizer-lhe que disfarça muito mal a sua alegada distração pela net.

Depois os seus argumentos para justificar a isenção do jornal, não passam de argumentos de meias verdades.

E tal como diz o poeta:

"A mentira para ser segura e atingir profundidade, deve trazer à mistura qualquer coisa de verdade".

Quem tem olhos, que veja.

O facto de esporadicamente aqui ou ali, o jornal versar temas de outros quadrantes, que não sejam do poder camarário e suas "santas alianças", deve-se possivelmente ás criticas, que por ventura vão aparecendo.

Quanto à minha escrita no jornal, já deu para entender que é incómoda, pois bem, certamente que o caro "anónimo" conhece bem as razões do meu acesso ao jornal, ou caso não conheça, informe-se.

Cumprimentos