Wednesday, March 26, 2008

ESPERANÇA E CONFIANÇA

Num momento particularmente difícil, em que assistimos à maior ofensiva de sempre com a nefasta ajuda deste governo PS/Sócrates contra os direitos conquistados pelos trabalhadores e pelo Povo em geral com a Revolução do 25 de Abril, verificamos a passividade e a apatia de determinadas figuras desta Terra, que em tempos não muito distantes se travestiam de revolucionários e se auto proclamavam de ter um “passado de luta” contra o regime do Estado Novo, como que se vangloriavam perante a opinião pública, de ser perseguidos e acusados de “agentes perigosos” para o regime de então.

Hoje, ficamos espantados quando assistimos à postura dessas mesmas pessoas, revelando uma indiferença e uma apatia confrangedora perante a crescente adulteração e degradação da liberdade, do nosso regime democrático.

Mas podem estar certos, que apesar de tamanhas e graves injustiças que se aproximam, novas forças se levantarão, e os falsos revolucionários irão parar ao caixote do lixo da história.

Costuma dizer o povo, que a verdade é como o azeite, pode por uns tempos misturar-se com a água, mas, mais tarde ou mais cedo vem sempre ao de cima.

Os oportunistas de Abril, aí está, para quem os conheceu após Revolução, vejam, o quanto se acantonaram e acomodaram ao sistema vigente, porque estes párias sempre se comportam desta forma vil e traiçoeira em qualquer revolução do mundo, para eles o que conta é apenas e só a sua vidinha pessoal, tendo sempre em vista, o “vil metal”.

Não é revolucionário quem quer, assim como não é poeta ou pintor quem quer.

O que aconteceu, é que andaram por aí á “solta” após 25 de Abril, uns vendedores de banha da cobra, com o intuito e finalidade de agitar papões, e tolher o povo, criando obstáculos a tudo que fosse avanço da Revolução dos Cravos, para depois de acalmado o pó, os vermos hoje sentados à mesa do orçamento, a usufruir dos seus paraísos fiscais e dos seus jardins proibidos, festejando as suas sinistras proezas como verdadeiros coveiros da Revolução.

O nosso País como é sabido, está num caos, num beco sem saída, graças ás políticas ditas reformistas praticadas pelos partidos que representam as ideias do liberalismo e neoliberalismo PS/PSD/CDS.

É sabido que os partidos políticos representam interesses de classes.

Serão os interesses e a liberdade da classe operária e dos trabalhadores compatíveis, com os interesses e a liberdade da burguesia?

Quando a burguesia nos tenta fazer crer que não há classes que isso é uma invenção dos comunistas, isso é negar a essência da humanidade e a sua história, é uma tentativa subtil, mas ao mesmo tempo frustrada, da burguesia dominar desde logo os seus eternos rivais e inimigos de classe.

Escrevo este pequeno texto, no dia da vitória eleitoral do novo Chefe de Estado do Chipre, vitória histórica em que pela primeira vez num país dos 27 da União Europeia, a Presidência da República é ganha pelo líder do Partido Comunista AKEL de nome Demetris Christofias.

Fica assim provado, que quando o povo quer é possível os comunistas ganhar eleições.

Naturalmente que esta vitória histórica, poderá vir a reproduzir-se e até multiplicar-se noutros países da União Europeia, tendo em conta a crescente degradação da política económica e social que por aí vai, para além da viragem e mudança, que poderá acontecer nas próximas eleições nos Estados Unidos da América, também esta, se nos afigura sintomática na reacção de descontentamento do povo americano ás políticas desastrosas, económicas e belicistas da administração Bush.

É perceptível, que apesar da forte ofensiva com a imposição da globalização neoliberal, contra os direitos dos trabalhadores, mais se tem vindo a acentuar e a reforçar um pouco por todo o mundo, o avanço imparável da luta dos povos pelo verdadeiro socialismo do século XXI como por exemplo:

Na Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Equador e em todos os restantes países da América Latina assim como na Europa com a recente derrota infringida aos partidos neoliberais liderados pela senhora Ângela Merkel na Alemanha, pelo Partido de Esquerda (Linkspartei), que passou de 2 deputados para 54 deputados, isto é mais uma prova que o neoliberalismo continua a perder credibilidade.

O que hoje parece impossível, amanhã poderá ser possível, a ver vamos!...

Porque a luta continua !…


Nota: Quanto ao Amieiro Galego, dado que o tema é bastante complexo, desafio o senhor Presidente da Junta para um debate público, em pé de igualdade, com a presença de um moderador de consenso.

Thursday, March 13, 2008

O INCÓMODO AMIEIRO GALEGO

Antes de mais, quero começar por sinceramente agradecer a Vª.Exª., senhor Presidente da Junta de Vila das Aves, a publicidade desinteressada que faz ao meu blog (caoraivosoviladasaves.blogspot.com), através do Jornal Entre Margens, de seguida começaria por lhe citar um poeta popular António Aleixo que descreve num do seus maravilhosos poemas a seguinte estrofe: “ a razão mesmo vencida não deixa de ser razão”, isto para lhe dizer que o facto do Tribunal Local e o da Relação do Porto não ter dado provimento favorável ao reclamado pela Junta de Freguesia de então, não quer com isto dizer que a reclamação fosse relativa ao acesso e consumo da água sulfurosa pela população, mas sim, como refere e bem à posse do terreno, não confunda e não baralhe as pessoas, porque todos agora sabemos que o terreno, sempre pertenceu à Empresa Sampaio Ferreira de Riba D’ave e que afinal, Vª.Exª. habilmente escondeu apesar de ter conhecimento e saber com antecedência o verdadeiro proprietário do terreno. Mais, quando Vª.Exª. aceitou em nome da Junta de Freguesia exercer os serviços de portaria no acesso ás águas sulfurosas, uma vez que tinha sido construído um muro e respectivo portão fechado, muro esse construído de forma ilegal, já nessa altura eu tive a percepção do erro que Vª.Exª , estava a cometer, ou seja, dar cobertura e a ser conivente com uma ilegalidade e numa Assembleia de Freguesia no tempo destinado ao público, eu chamei a atenção para o facto, nomeadamente questionei a Junta de Freguesia na pessoa do seu Presidente, se estava a ceder a um favor de índole particular, recordo-me muito bem que Vª.Exª ficou irritado com a palavra “favor”, a minha observação tinha a sua pertinência, porque afinal de contas, veio a confirmar-se que eu tinha razão, nem mais, tratou-se de um favor, porque a Junta de Freguesia enquanto tal, não tinha nada que se submeter ás ordens de uma entidade privada, quando a população tinha e tem por direito o livre acesso ás águas sulfurosas como sempre teve ao longo de muitas dezenas de anos.

Então, como justifica que a partir de determinado momento se escancarou o portão terminando de forma abrupta e apressada o proibido acesso só permitido por favor dos serviços de portaria prestados pela Junta de Freguesia de Vila das Aves?

É lamentável a insinuação que faz, não sei se a classifique de advertência ou de ameaça, a determinada altura da sua prosaica carta publicada no Entre Margens, passo a citar, ( Por fim não lhe admito a falta de respeito para com a Entidade Junta de Freguesia e por consequência a referência implícita a todos os Avenses, quando se refere à “ agravante de utilizar a Junta de Freguesia como porteiro”.)isso devo dizer-lhe quando tenta tomar a parte pelo todo, é uma técnica maldosa, aliás, muito utilizada na arte da vitimização por arrastamento.

Era só o que faltava, vir o Senhor dar-me lições de moral e bons costumes, mas, se entender que há matéria do foro judicial que me possa incriminar ou condenar, fico sujeito ao castigo que Vª.Exª , me poderá ou não aplicar.

Com o devido respeito e para terminar, devo dizer-lhe senhor Presidente, se julga ter imunidade e isenção ás críticas e denúncias dos cidadãos, só pelo simples facto de ser Presidente da Junta, bem pode, perder essas ilusões, apenas lhe quero lembrar para que saiba e por muito que lhe possa custar, apesar da forte ofensiva dos saudosistas do”Estado Novo” ainda vivemos em liberdade e democracia, sempre!!!


Com os meus respeitosos cumprimentos,

Manuel Beja Trindade

Sunday, March 9, 2008

100 Mil Professores manifestam-se na rua

Perdoem-lhes, eles estão desorientados

Sábado, 8 de Março de 2008

O governo PS/Sócrates está desorientado, sem rumo e sem soluções para retirar o país da profunda crise em que o mergulhou.

O seu estilo arrogante e anti-democrático, não permitem o reconhecimento dos imensos erros já cometidos, nem capacidade de diálogo que permita encontrar soluções consensuais.

Portugal vive hoje uma contestação social de já não havia memória.

Assim, o governo PS/Sócrates afunda-se diáriamente e com ele afunda o país.

Esta desorientação geral que grassa pelo governo e pelo PS, é visivel nas afirmações patéticas proferidas ontem à noite em Chaves pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.

Como o argumento acusatório de que eram sempre a mesma meia dúzia de comunistas que promoviam a contestação social nas ruas - argumento este muito utilizada por José Sócrates para tentar iludir a verdade - caiu por terra com a grande manifestação comunista de sábado passado no Rossio, agora, desde o insulto à memória de Ávaro Cunhal ao ataque cerrado e besuntado de ANTI-COMUNISMO PRIMÁRIO ao PCP, tudo serve como argumento para explicar o inexplicável.

Perante mais uma manifestação de descontentamento popular, a visivel desorientação política de Santos Silva, levou-o a tecer estas tristes e condenáveis afirmações:
"A liberdade é algo que o País deve a Mário Soares, a Salgado Zenha, a Manuel Alegre. Não deve a Álvaro Cunhal nem a Mário Nogueira", afirmou Santos Silva, acrescentando que estes "lutaram por ela antes do 25 de Abril contra o fascismo, e lutaram por ela depois do 25 de Abril contra a tentativa de tentar criar em Portugal uma ditadura comunista”.

Só mesmo a cegueira provocada pela incapacidade de reconhecer a razão dos manifestantes e consequentemente o descontrole, pode justificar afirmações tão patéticas e a tentativa descabida de também ele tentar reescrever a história.

1.º - O contributo de Álvaro Cunhal para a queda do fascismo e a construção democrática consequente, é reconhecido por toda a sociedade portuguesa inclusive por muitos daqueles que foram seus adversários políticos. Santos Silva devia ter respeito pela sua memória, pelos seus sacrificios e pela sua luta abnegada de resistência ao fascismo tal como a sua coerência e dedicação aos interesses dos trabalhadores, do povo e da democracia portuguesa.

2.º - Não escamoteando o contributo de Mário Soares e Manuel Alegre na luta contra o fascismo, também penso que se a resistência ao fascismo e a sua queda dependesse fundamentalmente dos contributos de Mário Soares no seu exílio dourado de Paris e de Manuel Alegre no seu exílio dourado de Argel, ainda hoje viviamos em ditadura.

3.º - Santos Silva teria que explicar em que é que o seu contributo na resistência ao fascismo e na consolidação da democracia, foi superior ao contributo de Mário Nogueira para ser legítima esta postura de arrogância na atribuição de louros.

4.º - Santos Silva também deveria explicar as ligações de Mário Soares à CIA e a Frank Carlucci para falar do contributo democrático dele.

5.º - Santos Silva só podia estar fora de si ao rescuscitar a tese da tentativa do PCP de tentar criar em Portugal uma ditadura comunista. Em que documento, programa ou tese é que ele se baseou?
Será que ainda vamos voltar também a ouvir que os comunistas comem as criancinhas e matam todos os velhos???

Mas Augusto Santos Silva, diz mais:

"O clima político que algumas pessoas estão a tentar desenvolver em Portugal é um clima de intimidação, é um clima próprio da natureza anti-democrática dessas forças. E se for preciso defender outra vez, como defendemos em 75, a liberdade em Portugal, o Partido Socialista, posso garantir, estará na linha da frente da defesa das liberdades públicas”

1.º - Santos Silva enganou-se no destinatário. Esse discurso deve proferi-lo dentro do seu partido e mais concretamente ao seu chefe, José Sócrates. A presença de policias nas sedes dos sindicatos, a condenação de um manifestante a 75 dias de prisão, a constituição como arguidos de 4 sindicalistas que se manisfestaram contra a pobreza existente no Vale do Ave, a identificação de jovens em manifestações estudantis, o aprisionamento ilegal de materiais para pintar um mural aos jovens da JCP, o retirar de propaganda contra o governo, as cargas policiais na Valorsul e na SISAQUA... É melhor parar por aqui. São orientações anti-democráticas e intimidatórias do seu governo e não dos manifestantes.
Augusto Santos Silva também pode aplicar o seu discurso a si mesmo. Porque afirmações destas só podem vir de alguém com tiques anti-democráticos que não aceita os protestos como um direito de cidadania e de indignação.

2.º - Se o Partido Socialista, estará na linha da frente da defesa das liberdades públicas, já devia lá estar porque razões existem mais que muitas. Ainda no Sábado participei numa marcha com mais 50.000 portugueses, exactamente pela defesa da liberdade e democracia e exigindo ao governo PS/Sócrates que páre com as intimidações e os ataques à liberdade e à democracia. Não me consta que lá tenha estado o Sr. Ministro dos assuntos parlamentares Augusto Santos Silva.

Eu até posso compreender que a falta de soluções para ao menos remediar os inúmeros erros governativos e políticos cometidos pelo governo PS/Sócrates, lhe estejam a pôr os nervos em franja, mas já tenho dificuldade em compreender afirmações tão patéticas e deslocadas por parte de um ministro.

É verdade que Portugal vive hoje um clima de contestação total de quase todos os sectores da sociedade como já não havia memória. Mas essa contestação é justa e generalizada, logo, devia levar o ministro a reflectir sobre o desastre da governação do seu partido e não a crispar ainda mais o ambiente de contestação, nem levá-lo ao insulto gratuito.

Mas nós se quisermos até percebemos a razão destes ataques primários ao PCP.

Estes senhores pensaram que mesmo sendo a sua governação um desastre completo, a maioria com que governam, lhes permitiria o esmagamento de qualquer tipo de oposição. Já perceberam que esse esmagamento é impossível que o principal obstáculo a esse esmagamento é precisamente o Partido Comunista Português.

A LUTA CONTINUA!!!


publicado por vermelho vivo às 19:46

Wednesday, March 5, 2008

VIOLÊNCIA E INSEGURANÇA

A violência em Portugal e a falta de segurança, está a tomar proporções, deveras preocupantes, enquanto que o governo tenta desesperadamente minimizar estes crescentes crimes violentos em Portugal e a insegurança existente.

Na passada segunda feira António Vitorino membro do PS, propagandista de serviço na RTP paga com o dinheiro dos contribuintes, teve o desplante de dizer, que “os crimes violentos que cada vez mais se praticam neste País, deve-se ao facto dos portugueses terem muitas armas em casa”.

Agora digo eu, querem melhor prova do que esta para eles esconderem as verdadeiras causas e razões do aparecimento de tantos crimes, dada a actual situação de penúria a que o País chegou e com tendências a agravar-se.