Wednesday, October 15, 2008

ESPERANÇA E CONFIANÇA


Muito se tem falado sobre as “Novas Tecnologias”:
As emergentes tecnologias virão sem duvida criar instrumentos de desenvolvimento económico, que a meu ver se devem traduzir em bem estar e felicidade da humanidade em geral e não reverta como sempre em favor de uma casta de privilegiados que, na ausência de regras devidamente estabelecidas pelos governantes, acabam sempre por se apropriarem dos resultados em prejuízo da esmagadora maioria da população, como vem acontecendo até aos nossos dias, porque, enquanto não for posta em prática de facto uma nova ordem económica mundial, de pouca ou nada servirá o aparecimento das novas tecnologias.
E como o futuro tem tudo a ver com o passado, tomo como exemplo: os finais do século XIX e princípios do século XX, em que um tecelão trabalhava apenas com um tear mecânico e com o avanço das novas tecnologias acabou por trabalhar com 20 e mais teares automáticos, feitas as contas os resultados da aplicação dessas novas tecnologias acabaram por resultarem no benefício ou lucro do patrão, sendo que o trabalhador viu aumentado o ritmo de trabalho, sem contudo obter qualquer vantagem com o aparecimento das novas tecnologias da época.
Com as novas tecnologias, tudo se ganha ou tudo se perde, tudo depende de quem irá tirar proveito dos resultados finais.
Vem esta introdução a propósito da euforia e grande alarido que por vezes se torna empolgante, pelo menos na arte do espectáculo televisivo em que o papel do “artista principal” é protagonizado pelo primeiro-ministro José Sócrates, que já mostrou ser perito em artes mágicas, quando todos menos esperam, tira 130 mil novos empregos da cartola mesmo contando, claro está, com milhares de jovens emigrantes portugueses ultimamente empregados no estrangeiro, ou seja, estamos na presença de um verdadeiro génio da magia.
O que este senhor nos quer convencer, é que de repente “descobriu a pólvora” quase como que o aparecimento das novas tecnologias por um simples estalar dos dedos ou clique, se devem a ele e que desde logo, vão ser a panaceia dos problemas do País, o que na verdade é pura fantasia e ficção, sobretudo enquanto se mantiver esta política de subserviência e sufoco tutelada pelas multinacionais da União Europeia e Estados Unidos da América.
É sabido que as pessoas que vão acabar por ser os operadores desses novos instrumentos tecnológicos, em nada vão tirar vantagens dessa situação, comparado ao que sempre tem acontecido ao longo dos séculos, com o aparecimento de novas tecnologias, como atrás referi.
Concretamente um operador de computador, por exemplo: antes de mais tem de ter um posto de trabalho com direitos, depois, um salário digno capaz de constituir uma família com um mínimo de dignidade e felicidade, caso contrário as novas tecnologias são um”bluff”.
Sempre que aparecem novas tecnologias, infelizmente muito pouco ou nada tem revertido para o bem-estar e felicidade das pessoas, acabam sempre por se traduzir em mais lucros para grandes empresas e multinacionais.
Não será com certeza o ”Magalhães” a varinha mágica que vai dar saída ao atoleiro em que nos meteram as políticas desastrosas dos governos do PSD/CDS e PS, nomeadamente na destruição do sector produtivo que está na origem do enorme desemprego que assola o país, juntando a tudo isto, a recente aprovação do Código do Trabalho, não há tecnologia por muito nova e sofisticada que seja, que lhe resista.
Acredito sinceramente nas novas tecnologias, desde que sejam em benefício da população, se entretanto as políticas governamentais fossem orientadas em rumo a uma nova ordem económica de justiça social, (que é para isso que existem os governos), caso contrário, acabam as novas tecnologias por escravizar ainda mais o homem em vez de o libertar, como foi idealizado pelos estudiosos filósofos e cientistas deste mundo.

8 comments:

Menina Tirsense said...

Os portáteis Magalhães são bons computadores e têm feito as delícias de muitos meninos e meninas que, de outra forma, jamais poderiam ter computador. Será que ninguém pensa nessas crianças?

Daniel Martins said...

Por um lado, é de louvar o esforço deste governo na promoção do acesso às novas tecnologias e à Internet.
Por outro lado, penso que tudo isto está a cair num certo exagero. Parte desse exagero tem a ver com a introdução do "Magalhães" nas escolas primárias.
O contacto das crianças com os computadores e ainda mais com a Internet é benéfico. Todavia, todo este processo deve ser orientado e supervisionado.
Sabendo dos riscos inerentes aos computadores (Internet e jogos no topo da lista), é necessário que o primeiro contacto das crianças com os computadores seja bem orientado. A criança deve entender que o "Magalhães" é acima de tudo uma das muitas ferramentas de trabalho e não A ferramenta de trabalho.
O lápis e o papel continuam a ser a mais antiga e melhor forma de ensinar uma criança a escrever, fazer contas, entre outras competências.

Anonymous said...

esta menina tirsense é um lobo disfarçado de cordeiro...

Santo Tirso Positivo said...

Eu concordo com a Menina Tirsense e com o Daniel Martins. A iniciativa é louvável, e só quem vive de dizer mal do Governo e do partido que o sustenta pode achar que é mau apostar na qualificação das pessoas.

Lobo ou cordeiro, a Menina pôs o dedo na ferida. Ninguém parece estar a pensar nas crianças, e só o confronto político importa. Não é correcto e não é ético sequer.

Moderador said...

Todas as novidades da política tirsense em:

http://politicatirsense.blogspot.com/

Anonymous said...

Eu penso nas crianças...
Quem não pensou foi a vereadora que carranjou tacho para a irma, irma esta que só mal trata as crianças...
Estas duas irmas é que aparentemente não se preocupam com as crianças...

Anonymous said...

A Menina Tirsense em vez de cumprir o Serviço na Câmara faz de PIDE nos BLOGs!!!!!!!!!!!!!!!!!!o id é CMST

Menina Tirsense said...

Caríssimo anti-PIDE que se dedica ao boato, a Menina Tirsense não é nem mais nem menos do que isso mesmo: uma menina tirsense. Pare lá de inventar boatos, que isso só mostra o quão desesperado está! A Menina Tirsense nunca pôs sequer os pés na Câmara de Santo Tirso, e nada tem a ver com a Autarquia. Ao ponto a que isto chegou...