Monday, June 29, 2009

SOLIDARIEDADE COM O POVO HONDURENHO


Este blogue condena o golpe de Estado nas Honduras e solidariza-se com o povo hondurenho e com o legitimo presidente Manuel Zelaya. Nesta madrugada, um grupo de militares golpistas invadiu a Casa Presidencial e sequestraram o presidente daquele país. A ministra hondurenha dos Negócios Estrangeiros e os embaixadores de Cuba, da Venezuela e da Nicarágua foram sequestrados à margem da convenção internacional que protege e dá imunidade aos diplomatas. Os militares ocuparam as ruas e avenidas das Honduras. Ocuparam os meios de comunicação social e cortaram a distribuição de electricidade.
Esta foi a resposta da oligarquia à vontade do governo de convocar uma consulta popular para abrir uma Assembleia Constituinte que tomasse o povo hondurenho como protagonista da sua própria história. Manuel Zelaya pagou o preço de ter decidido seguir o caminho de uma verdadeira democracia. O golpe de Estado é tão ilegítimo que a Organização dos Estados Americanos e a União Europeia já condenaram aquela acção. Manuel Zelaya foi eleito pelo povo hondurenho em 2005 e o seu mandato termina no próximo ano.
Todos recordamos o golpe de Estado contra Salvador Allende e o povo chileno. Os militares liderados por Pinochet e pela CIA afogaram o Chile em sangue. Todos recordamos o golpe de Estado executado pela oligarquia venezuelana com o apoio do imperialismo contra Hugo Chávez e o processo bolivariano. Foi derrotado pela acção do povo venezuelano. E esse exemplo ecoou por todos os países da América Latina que nestes últimos dez anos decidiram segui-lo.
Portanto:
1. Exigimos o respeito pelo mandato do presidente Manuel Zelaya
2. Respeito pela vida e liberdade do governo, de todos os seus apoiantes e dos diplomatas
3. Respeito pela decisão de abrir um processo de consulta popular para constituir um referendo para constituir uma Assembleia Constituinte
4. Um apelo a que os militares estejam do lado do povo, do governo por ele eleito e não do lado da oligarquia e do imperialismo
5. Um apelo à unidade latino-americana em torno de processos democráticas que tenham os povos no centro do poder
6. Que o governo português condene de forma clara o golpe de Estado
7. Que a comunicação social portuguesa apresente as informações sobre os acontecimentos nas Honduras de uma forma objectiva

Saturday, June 13, 2009

MOVIMENTO CÍVICO DE VILA DAS AVES

Hoje dia 13 de Junho de 2009, Reuniu a direcção do Movimento Cívico de Vila das Aves, a pedido de moradores das Carvalheiras, no sentido deste Movimento Cívico, lhes prestar apoio e solidariedade ao grave problema ambiental, relacionado com intensos e constantes, ruídos e vibrações provocados de noite e de dia, por uma tecelagem que dista a 10 m das suas habitações.

Para os devidos efeitos, os moradores vem reclamando junto das autoridades autárquicas, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, através de exposições e abaixo-assinados e até á presente data, não obtiveram da parte destes poderes sequer, qualquer tipo de resposta, muito embora estes órgãos reclamem com frequência estarem ao serviço das populações.

A verdade, é que perante estes factos concretos, os responsáveis autárquicos se demitem das suas fundamentais obrigações de apoio e solidariedade para com os seus fregueses e munícipes quando estes ficam desamparados e entregues a si próprios.

O Movimento Cívico de Vila das Aves, honrando a memória do seu Presidente falecido, Mário Antero Neto e outros membros do Movimento e certo de interpretar o seus sentimentos, tudo fará para dar continuidade a esta obra de solidariedade para com os nossos concidadãos.

A Direcção