Saturday, May 23, 2009

ESPERANÇA E CONFIANÇA

A bipolarização política é sem dúvida, um tema pertinente a destacar neste ano de 2009 em que se realizam, três actos eleitorais da maior importância para o futuro da nossa vida colectiva.

Ainda recentemente referi neste mesmo espaço, um tema relacionado com a busca de alternativas às estafadas políticas praticadas pelo PS/PSD com ou sem o CDS, mas, pelo que verifico e a experiência me diz, as pessoas estão imunes, agarradas à sua clubite partidária e dali não saem, depois mais tarde ou mais cedo, vêm queixar-se: “Que os partidos são todos iguais, que ninguém vai para lá fazer melhor” etc, etc.

A verdade é que, os eleitores não têm dado sequer hipótese a outros partidos à esquerda para mostrarem o que valem, estou-me a referir designadamente à CDU (Coligação Democrática Unitária)

Como será possível, fazer a afirmação de que “são todos iguais” se há 33 anos consecutivos votam sempre nos mesmos, ou seja, no PS ora no PSD com ou sem o CDS?

Naturalmente que esta dicotomia entre o PS e PSD escolhida pelo eleitorado tem a sua explicação e a sua razão de ser.

Podem os mais precipitados de raciocínio virem dizer: “As pessoas são livres de votarem em quem entender”, muito bem, contudo é minha convicção que os eleitores menos atentos e são a esmagadora maioria, sofrem influências da constante e sistemática máquina de propaganda lançada através dos “mass media”, comunicação social, do audiovisual, sondagens, etc, normalmente e de uma maneira geral, dominada por grupos económicos e financeiros com interesses políticos antagónicos com as políticas de esquerda.

Vejam por exemplo:

A sistemática e descarada propaganda ao governo de José Sócrates veiculada pelo JN (Jornal de Notícias)

Vejam a vergonhosa manipulação do canal público RTP1, com os programas “As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa (PSD) e as Notas Soltas de António Vitorino (PS) e as Conversas de Mário Soares”, mesmo apesar da Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) já ter chamado atenção para a falta de pluralismo nestes programas, tudo continua como se nada de anormal acontecesse em democracia.

Em democracia, estas condicionantes tem um nome: MANIPULAÇÃO !!!

Como é possível designar este regime de democrático, se na prática existem dois partidos que se alternam eternamente no poder, mais parecendo a extinta União Nacional e a Ala Liberal, fingindo divergirem nas pequenas questiúnculas, mas, no fundamental estão sempre de acordo para nos tramar.

Viu-se a batota na promessa que fizeram sobre o referendo ao Tratado Europeu, que acabou por não se realizar e vêm agora os mesmos pedir o voto dos portugueses.

Viu-se como eles estiveram de acordo, na aprovação do novo Código do Trabalho, na privatização da água, nos miseráveis salários dos portugueses, na recusa do alargamento dos subsídios de desemprego, na recusa do aumento das pensões e reformas, etc… etc…

Então estes dois partidos PS e PSD com o CDS como muleta, vêm ou não, agora verter ou derramar lágrimas de crocodilo pela crise instalada, quando todos sabemos que foram eles e são os verdadeiros obreiros e os donos da crise que tanto apregoam.

Quem consentiu, na destruição do nosso aparelho produtivo, na indústria, na agricultura, nas pescas dando lugar ao imenso desemprego que temos, a troco de um pare de lentilhas vindas de Bruxelas?

Afinal quem sempre cedeu, apoiou e colaborou com as políticas económicas e financeiras europeias e se vergou aos interesses da economia de mercado norte americana, às aventuras militaristas e belicistas de George W. Bush?

Quem apoiou e colaborou na invasão do Iraque, do Afeganistão e fechou os olhos à existência do campo de concentração em Guantánamo, onde eram praticados actos de tortura aos prisioneiros por aqueles que se autoproclamam de “campeões” dos direitos humanos e vêm agora, num descarado oportunismo, dar falsos vivas a Barak Obama.

Friday, May 1, 2009

ESPERANÇA E CONFIANÇA

Nunca será de mais dizer, que o nosso planeta apesar de muitas e bonitas intenções relativas ao combate do mau ambiente, continuam numa dinâmica crescente os índices de poluição.
Como sabemos, esta intensa poluição do ambiente, acaba por ter interferências directas em termos globais, nomeadamente nas nossas vidas no que concerne à saúde, com o aparecimento de epidemias, alergias e intoxicações de vária ordem, que poderão ser fatais para o ser humano, como se tem verificado com o aparecimento das diversas gripes como a actual gripe suína no México, que infelizmente já provocou a morte de seres humanos, assim como, o resultado de graves alterações climáticas, como de resto, se tem visto os efeitos, através de furacões, tsunamis, degelo dos glaciares, tudo isto, graças ao aquecimento global do nosso planeta provocado pela poluição atmosférica.
Ora, é bom de ver e está ao nosso alcance fazer uma reflexão sobre as origens desta crescente poluição, o contributo que nós como cidadãos do mundo possamos ter neste contexto global.
Será que temos nós contribuído, para tornar este mundo mais limpo, ou antes, contribuído para o tornar mais sujo?
Será que, estamos sensibilizados para proceder à selecção dos nossos resíduos domésticos?
Será que, recorremos habitualmente aos ecopontos para que os nossos resíduos sejam devidamente encaminhados para reciclagem?
Sim, porque o combate à poluição, começa exactamente por nós cidadãos no nosso dia-a-dia.
Estou a lembrar-me sobretudo no verão, quando as pessoas se deslocam e muito bem, para locais de laser, com o seu farnel como forma saudável de convívio familiar na ocupação dos seus tempos livres, e na retirada do local deixam antever uma falta de civismo notável, com um verdadeiro cenário deplorável, lamentável de sujidade, papeis, restos de comida, etc.
Muito embora, reconheça que pessoas há e já são muitas, que se preocupam em deixar o seu lugar devidamente limpo conforme o encontraram.
Tudo isto, para além, daqueles que infelizmente tem por hábito depositar lixo doméstico a granel em determinados locais da nossa terra, autênticas lixeiras e vazadouros de monstros, assim como, velhos frigoríficos, colchões, pneus, bidões de plástico, baldes, latas enfim uma panóplia de entulho restos de obras, etc, etc.
Isto para dizer: Das duas uma, ou estas pessoas desconhecem que existe uma recolha gratuita destes grandes objectos, realizada pelos serviços camarários, basta fazer um simples telefonema, ou então, o que será mais grave, trata-se de pessoas sem o mínimo de civismo e respeito para com a maioria dos seus concidadãos, que não serão obrigados a suportar o lixo dos outros, pelo que a nosso ver estas situações, seriam facilmente combatidas com coimas expressivas e não como actualmente acontece, coimas de valores irrisórios, em que o crime acaba por compensar.
Outra das graves poluições a destacar, é sem dúvida, a poluição dos nossos rios, que como sabem, acabam por contaminar os oceanos e toda a sua fauna, capaz de interferir na nossa cadeia alimentar através do peixe que consumimos, que poderá, muito bem, ser a causa directa do aparecimento das recorrentes intoxicações alimentares.
Tenho a esperança, que caminhamos para uma maior consciencialização, dos malefícios da poluição e da necessidade de agirmos em conformidade, com a preservação do nosso meio ambiente.