Sunday, October 28, 2007

ESPERANÇA E CONFIANÇA

Para quem tinha dúvidas, aí está a verdadeira política do Partido Socialista, esfolar os pobres e proteger os ricos.
Depois da política praticada pelo PSD/CDS ora pelo PS, está a vir ao de cima, aquilo que já seria de esperar, a fome!
A fome sim, segundo as estatísticas já apontam para 2 milhões de pobres em Portugal.
Quem não se lembra das políticas ainda recentes praticadas pelos referidos governos, em que davam dinheiro aos agricultores para não produzir, aos pescadores para não pescar, as industrias para fechar, tudo isto, ás ordens da Europa dos ricos e poderosos, para eles poderem meterem cá os seus produtos.
No que esperavam que isto desse?
Na vigência do governo de José Sócrates, é sabido que apenas no ano de 2006, Belmiro de Azevedo duplicou a sua fortuna, os bancos arrecadaram lucros aos milhões como nunca visto. Que poderão esperar mais os trabalhadores destes governos que nos tem desgovernado?
Esta política de falência, de desemprego e miséria praticada por um governo que se diz socialista, em que o povo ficou sem dinheiro e vê-se obrigado a recorrer ao crédito bancário com juros altíssimos para fazer face à vida, daí os lucros fabulosos que os bancos arrecadam, á custa do povo, e o governo lava as mãos como Pilatos, assobia para o ar e faz de conta que não vê, que não é nada com ele.
E dizem eles sem corar de vergonha, que estamos no bom caminho.
Acabou por se consumar em Lisboa mais um desastre histórico, para a democracia e para o povo Português.
O reformador Tratado de Lisboa é mais uma mistificação, para dar continuidade a esta política de miséria, de traição ao povo Português. Significa o reforço do neoliberalismo, do federalismo e do militarismo e um novo salto em frente na configuração da União Europeia como bloco económico-político-militar imperialista, articulado com a NATO e os EUA para o domínio do mundo, dito agora de global.
José Sócrates de uma maneira eufórica e triunfalista, embandeirou em arco e chamou-lhe Tratado Histórico, apesar de saber do que está em causa, é sim o Tratado do Desastre, do livre despedimento, do corte nos direitos sociais e salários com a flexigurança.
Temos de exigir, que este acordo ou tratado seja referendado, sabemos não ser essa a vontade do PS/PSD/CDS, apesar de todos eles, assim como Cavaco Silva, prometerem em campanha a realização do referendo sobre este Tratado Europeu.
Seria uma vergonha para a democracia, se esta gente não cumprisse mais uma vez, o que prometeram!
Começam a ser muitas promessas por cumprir e o povo começa a perder a paciência.
Porque será que eles têm medo do referendo?

Monday, October 22, 2007

O SILÊNCIO CONVENIENTE

Os zequinhas politiqueiros desta terra, que só aparecem em vésperas de eleições, estão calados que nem ratos, sobre o acordo dito Tratado de Lisboa, que diz respeito no concreto, ao dia a dia de todos nós.

Só os vejo a intervir em assuntos de lana-caprina.

E divagam, divagam, divagam…


Os passarinhos tão engraçados,

fazem o ninho com mil cuidados

São para os filhinhos que vão nascer

Os passarinhos os vão fazer


Fazem-no de musgo e penas


Nunca se faça mal a um ninho

À linda graça dum passarinho


E divagam, divagam, divagam...

Blá, blá, blá, blá, blá….

Saturday, October 20, 2007

MANIPULAÇÕES GROSSEIRAS E RIDÍCULAS

Começa a vir á tona as primeiras demagogias de Filipe Menezes do PSD.
Então não é que o senhor Filipe Menezes dá vivas ao dito Tratado de Lisboa, e logo de seguida vem criticar o governo de José Sócrates pelo constante aumento do desemprego, pela existência de 2 milhões de pobres em Portugal.

O senhor Filipe Menezes não se faça de ingénuo, porque sabe muito bem a quem interessa o dito Tratado de Lisboa, não será aos trabalhadores com toda a certeza.

A prova do que digo, é que os banqueiros, patrões e seus lambe botas, batem todos palmas ao dito Tratado de Lisboa.
Será este tratado de bom agoiro para os trabalhadores?

É sabido que por detrás deste acordo ou Tratado de Lisboa, está o dedo das empresas multinacionais e do imperialismo americano, é sabido que Durão Barroso homem do PSD, ocupou o cargo de Comissário Europeu, pelos favores prestados a Bush na base das Lages, aquando a invasão do Iraque.

No fim do telejornal, ou seja, em hora de ponta, a RTP mais uma vez, usou a manipulação ao promover um debate sobre o Tratado de Lisboa, em que os intervenientes se resumiram a António Vitorino do PS e a João de Deus Pinheiro do PSD, isto no mínimo é ridículo.

Então onde está o contraditório no debate?
Se isto não é manipulação, o que diabo será?

Este tipo de manipulação não é nova, aliás, faz-me lembrar aquando o primeiro referendo sobre o aborto em que foi realizado um debate na então Rádio Aves (pirata) em que os intervenientes se resumiram a duas pessoas que defendiam o Não á legalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.

É necessário e urgente que os avenses, se vão apercebendo e conhecendo os seus reais carrascos desta política de vergonha e miséria para Portugal.

O Partido Socialista, julgo que toda a gente já se apercebeu, é o traidor da classe trabalhadora.

Wednesday, October 17, 2007

HOMENAGEM A ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA


Mesmo na noite mais triste

Em tempo de servidão

Há sempre alguém que resiste

Há sempre alguém que diz não!

Friday, October 12, 2007

PS e PSD chumbam proposta da CDU

Na Assembleia Municipal de Santo Tirso, realizada nos dias 26 e 27 de Setembro, o eleito municipal da CDU, José Alberto Ribeiro, apresentou uma Moção onde recomendava ao Governo que incluísse no PIDDAC do próximo ano investimentos fundamentais ao desenvolvimento do concelho há muito prometidos pelos diversos governos, nomeadamente para a construção de:

. Cruzamento desnivelado na EN 105 com a ponte de Frádegas;

. Novas instalações para as Extensões de Saúde de S. Martinho do Campo e Caldas da Saúde;

. Centros de Dia em Rebordões, Burgães e Vilarinho;

. Pavilhão Polidesportivo de Vilarinho;

. Novas instalações para o Hospital de Santo Tirso;

. Escola Básica Integrada de S. Tomé de Negrelos,

Estas propostas só tiveram o apoio da CDU!

O PS e o PSD, assumindo uma posição condenável, não aprovaram esta recomendação, apesar de, nas campanhas eleitorais, se dizerem defensores destes investimentos.

Nesta mesma reunião foi aprovada, com a oposição apenas da CDU, a constituição de uma parceria público privada, com capitais maioritariamente privados, para a gestão dos principais equipamentos municipais.

Com esta entrega a privados da gestão dos equipamentos municipais, os tirsenses verão a curto prazo agravados os preços de utilização das Piscinas Municipais, ao passo que serão confrontados com a gestão do Mercado Municipal, dos Estaleiros e do Cine-Teatro (a construir) que irá privilegiar o lucro dos privados e não o serviço público.

Fica desta forma evidenciada a falta de um projecto alternativo do PSD para Santo Tirso.

Mais uma vez, nas questões estruturantes ao desenvolvimento do concelho, o PS e o PSD têm posições praticamente coincidentes.

Só com o reforço da CDU será possível inverter este rumo de degradação social e de agravamento das condições de vida da população tirsense, em particular dos milhares de trabalhadores desempregados.

Nota: Documento da Concelhia de Santo Tirso do PCP

Tuesday, October 9, 2007

POLÍCIA LEVA MATERIAL DE INFORMAÇÃO DA SEDE DO SPRC NA COVILHÃ

Hoje, 8 de Outubro, dois polícias “à civil”, entraram na sede do SPRC na Covilhã e, na ausência de qualquer dirigente, por se encontrarem em actividade sindical, levaram consigo dois documentos de informação. Apesar de nunca vista, em 25 anos do SPRC e 33 de democracia, esta acção de características pidescas, a que um agente designou de rotina, assume contornos repugnantes e deploráveis, e constitui uma clara violação dos direitos, liberdades e garantias e das instituições democráticas.

O Sindicato dos Professores da Região Centro apela a todos os cidadãos para que não se deixem intimidar e aos professores para que participem em todas as acções de contestação a esta política e a este rumo de ataque ao regime democrático que o governo e o primeiro ministro entenderam tomar, a começar pelo Cordão Humano que se realiza amanhã na Covilhã, junto à Escola Secundária Frei Heitor Pinto, a partir das 14H30, organizado por diversos Sindicatos.

Para o SPRC é evidente que esta iniciativa da polícia não está desligada das declarações recentes do primeiro-ministro, cujo discurso, de teor absolutamente antidemocrático, faria corar os governantes mais à direita que passaram pelo poder no pós-25 de Abril.

Sabendo-se que as forças de segurança não agem sem comando e muito menos sem a direcção do poder político, o SPRC responsabiliza o governo por esta atitude intimidatória, autoritária e violadora dos mais elementares direitos democráticos e da liberdade do Povo Português.

A Direcção do SPRC decidiu apresentar queixa sobre esta violação dos direitos democráticos ao senhor Presidente da República, à Assembleia da República, à Provedoria de Justiça, à Procuradoria-Geral da República e entregar a análise deste acto de autoritarismo e totalitarismo aos seus advogados para que preparem a apresentação de uma queixa contra o governo português no Tribunal Europeu.

Entretanto, na sequência da situação a que foram sujeitos dirigentes sindicais de diversas organizações do distrito, designadamente o coordenador do SPRC, ontem, em Montemor-o-Velho, a Direcção do SPRC decidiu apresentar queixa-crime no Ministério Público daquela localidade contra o responsável local da GNR, o que será concretizado na próxima sexta-feira.

08.10.2007

A Direcção

Thursday, October 4, 2007

JORNAL DE VILA DAS AVES, OU DA CÂMARA DE SANTO TIRSO ?

Parafraseando Jorge Sampaio com a frase “Há mais vida para além do défice”, eu também diria que há mais vida para além da Câmara de Santo Tirso. Quem ultimamente lê o jornal Entre Margens é ponto assente que rara será a notícia ou comentário que não fale na Câmara de Santo Tirso, designadamente no seu presidente Castro Fernandes, a determinada momento até nos dá a sensação de estarmos a ler um qualquer boletim camarário.
Desconheço por completo as razões de tal acontecimento, mas cá tenho as minhas suspeitas maquiavélicas.
O facto de Castro Fernandes se perpetuar no poder como Presidente de Câmara, não será por acaso.
Há bem pouco tempo, tive a ocasião de contar e verificar 9 (nove) imagens ou fotografias de Castro Fernandes na mesma edição do jornal Entre Margens, este sintoma, revela bem a linha ideológica deste jornal e os objectivos que se pretende alcançar com estas atitudes.
Vejam os últimos comentários que eu identifico como uma boa dose de propaganda manifestada pelo jornal Entre Margens ás ditas obras de Castro Fernandes, pagas por nós contribuintes, estou-me a referir concretamente ao Parque da Rabada e não só, que nada tenho contra o parque em si, mas, ponho em causa é a sua prioridade, até porque Santo Tirso já tinha um parque natural de excelente qualidade no Monte da Nossa Senhora da Assunção, ou seja, não seria mais urgente e prioritário a Câmara investir aquele dinheiro por exemplo, num verdadeiro parque industrial em Vila das Aves com vista à criação de postos de trabalho destinado às pessoas desempregadas?
Para quê tanta publicidade e propaganda ao Parque da Rabada, se fomos nós os contribuintes que pagamos, até parece por tanta propaganda excessiva, que foi Castro Fernandes que pagou do bolso dele.
O que para mim se torna suspeito é a continuada propaganda da Câmara Municipal, veiculada nas edições do Entre Margens, com algumas esporádicas piruetas e golpes de rins como já é timbre do seu director, para que se não diga, afinal não será tanto assim, mas, o fundamental mantém-se e pelos vistos está para durar, quase como se tratasse aqui da defesa de interesses das tradicionais oligarquias familiares desta Terra.
Há quem diga que o Jornal de Santo Tirso está totalmente dominado e controlado, que este jornal vive do subsídio-dependência da Câmara de Santo Tirso,
Agora pergunto:
Será o único jornal do concelho nesta situação?
Sabem que quando um jornal não tem autonomia financeira para sobreviver, por norma recorrem o subsídio-dependência das Câmaras Municipais, logo ficam reféns das suas orientações políticas e propaganda, ou seja, começam a veicular a “voz do dono” terminando assim a sua isenção e independência, muito embora os seus directores procurem mistificar e apregoar práticas de pluralismo, isenção e independência, pelo que geralmente acaba por nos provocar grandes risadas : áh,áh,áh,áh,áh…áh…áh …